Desafios e Particularidades do Trabalho Docente e Tutorial em Cursos a Distância: em busca de sua constituição profissional / Challenges and Particularities of Teaching and Tutorial Work in Distance Learning Courses: in search of your professional constit
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54809Palavras-chave:
Educação a Distância, Professores e Tutores, Atuação ProfissionalResumo
A intensificação do uso das tecnologias no âmbito educacional é um processo real que convoca a reflexão e análise do fazer profissional daqueles que articulam este uso para fins pedagógicos, em especial, os professores e tutores. Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios e particularidades do trabalho desses profissionais na Educação a Distância (EaD), numa perspectiva analítica e crítica. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental descreve-se, a contextualização da EaD, no Brasil, indicando o seu crescimento histórico e desdobramentos normativos. Em seguida, frente ao cenário apresentado, evidencia-se o papel e contribuição dos professores e tutores, indicando seus desafios e limitantes profissionais. Usamos como referenciais teóricos: Freitas e Franco (2014), Mill; Ribeiro e Oliveira (2014); Lessa (2011), Konrath; Tarouco e Behar, (2009), Moore e Kearsley (2007), Pereira e Pereira (2006) e Saraiva (1996). Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso avançar na construção científica de um modelo análise da prática profissional condizente às diversas realidades dos projetos educacionais e direcionamentos de atuação de professores e tutores.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010. Acesso em: 02 jun. 2017.
ALVES, J. R. M. Educação a distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. Clam+10, Rio de Janeiro/RJ, 2005. Disponível em: http://www.clam.org.br/ bibliotecadigital/uploads/publicacoes/186_1700_alvesjoaoroberto.pdf. Acesso em: 03 maio 2017.
ARAÚJO, G. J. et al. O re(conhecimento) da Educação a Distância pelo aluno do curso de Licenciatura em Química do IFTM. In: Simpósio internacional de educação a distância (SIED) e encontro de pesquisadores em educação a distância (ENPED), 3, 2016, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1904/768. Acesso em: 10 out. 2016.
BORGES, J. P. F. et al. Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 40, n. 4, p. 935-951, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/05.pdf. Acesso em: 19 mar. 2017.
BRASIL. Portaria n. 2.117, de 06 dezembro 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Portaria n. 1.428, de 28 dezembro 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Decreto Federal n. 9.057, de 25 maio 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 10 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 17 mar. 2017.
BRASIL. Decreto Federal n. 5.800, de 08 junho 2006. Institui o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto /d5800.htm. Acesso em: 03 nov. 2015.
BRASIL. Decreto Federal n. 5.622, de 20 dezembro 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 03 nov. 2015.
BRASIL. Decreto Federal n. 2.494, de 10 fevereiro 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/D2494.htm. Acesso em: 27 maio 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394, de 20 dezembro 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 03 nov. 2015.
CRUZ, D. M.; BARCIA, R. M. A preparação de professores de engenharia para ensinar por videoconferência em cursos de pós-graduação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 27, 1999, Natal, RN. Anais... Natal, 1999.
EMERENCIANO, M. S. J.; SOUSA, C. A. L; FREITAS, L. G. de. Ser presença como educador, professor e tutor. Colabor@: CVA-RICESU, Porto Alegre/RS, v. 1, n. 1, p. 4-11, ago. 2001. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/8. Acesso em: 26 maio 2017.
FREITAS, M. T. M.; FRANCO, A. P. Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba/PR, n. 4, p. 149-172. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/05.pdf. Acesso em: 19 mar. 2017.
KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Renote, Porto Alegre/RS, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13912/7819. Acesso em: 19 mar. 2017.
LESSA, S. C. F. Os reflexos da legislação de educação a distância no Brasil. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, p. 17-28, 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_02.pdf. Acesso em: 02 nov. 2015.
MACHADO, L. D.; MACHADO, E. C. O Papel da Tutoria em Ambientes EaD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11, 2004, Salvador, BA. Anais... Salvador, v.1. 11 p. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso 2004/por/pdf/022-TC-A2.pdf. Acesso em: 04 maio 2017.
MARTINS, O. B. Sistemas de gestão em EAD: os desafios de uma proposta crítica comprometida com a gestão em EAD. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, San Francisco/CA, v. 9, n. 2, p. 77-87, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13880/7798. Acesso em: 19 mar. 2017.
MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p.13-23.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. A Educação a Distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 424 p.
MOREIRA, B. C. M. et al. Gestão acadêmica na educação a distância: desafios e práticas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 10, 2010, Mar del Plata, Argentina. Anais... Mar del Plata, v.1, p.1-12. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96910>. Acesso em: 19 mar. 2017.
PEREIRA, R. O.; PEREIRA, R. C. B. Gestão do conhecimento e democracia: a competência do professor. Centro de Pesquisas Estratégicas "Paulino Soares de Souza". Universidade Federal de Juiz de Fora. 2006. Disponível em: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/GCDGP.pdf. Acesso em: 18 abr. 2017.
SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em aberto, v. 16, n. 70, p. 17-27, abr./jun. 1996. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.24109/21766673.emaberto.16i70 .2076. Acesso em: 01 maio 2017.
VELOSO, B.; MILL, D. Organização do trabalho docente na educação a distância: implicações da polidocência. In: Simpósio internacional de educação a distância, 3, 2016, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, v.1. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/2005/455. Acesso em: 18 abr. 2017.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 153 p. Disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html. Acesso em: 17 abr. 2017.