O Programa Nacional Escola de Gestores: os discursos da academia e dos seus egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n1a2019-48796

Palavras-chave:

Formação de professores/gestores, Programa Nacional Escola de Gestores, Especialização em Coordenação Pedagógica

Resumo

O estudo teve como objeto a formação de professores/gestores no âmbito do Programa Escola de Gestores a partir do curso de especialização em coordenação pedagógica. Buscou compreender se os objetivos propostos nos documentos oficiais a respeito da formação desenvolvida na modalidade da educação a distância foram alcançados. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, complementada por questionários. As análises pautaram-se em uma lógica buscando um movimento a partir do materialismo histórico dialético. A comparação entre os sentidos explícitos e implícitos revelaram contradições, o que sinaliza a necessidade de fazer um caminho mais profundo em busca das explicações desse programa.

 

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Biografia do Autor

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal do Tocantins -UFT - Tocantins - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade De Brasília (UnB) – Linha de políticas da educação. Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília - UnB - Distrito Federal - Brasil

Doutorado e Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB) e Líder do Grupo Lattes do CNPq: HISTEDBR-DF, HISTEDBR.

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

SOUZA, R. A. .; MORAES, R. de A. . O Programa Nacional Escola de Gestores: os discursos da academia e dos seus egressos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 37–56, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n1a2019-48796. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48796. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos