Educação em tempo integral e programa mais educação: soluções locais para questões gerais?

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-48699

Palavras-chave:

Políticas de educação em tempo integral, Indução, Educação integral

Resumo

Este ensaio problematiza ‘soluções locais’ implantadas por dois municípios mineiros, a partir da indução pelo programa federal ‘Mais Educação’ (PME), implementado entre 2008 e 2014. Realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir dos conceitos educação em tempo integral e indução, e pesquisa documental ancorada em dispositivos normativos federais e municipais. A primeira seção evidencia o conceito de educação em tempo integral subjacente ao PME e em sua política indutora, enquanto a segunda apresenta os desenhos de cada experiência, a partir da indução do Programa. Nas Considerações, apresentamos limites e possibilidades da indução da educação integral em tempo integral na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Saraa Mól, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Rio de Janeiro - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Membro do Núcleo de Estudos: Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) - Av. Pasteur, 458, Centro de Ciências Humanas e Sociais, sala 310, Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240

e-mail: saraa_mol@ymail.com

 

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

COELHO, L. M. .; GUILARDUCCI, R.; MÓL, S. . Educação em tempo integral e programa mais educação: soluções locais para questões gerais?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 344–360, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-48699. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48699. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação em tempo integral: Desafios atuais