O professor regente e o auxiliar pedagógico especializado: suas (re)ações diante do estudante com deficiência

Autores

  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Lucimar de Lima Franco Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Professores Regentes, Professores Especializados, Estudante com Deficiência

Resumo

Este estudo analisa a atuação de professores regentes e do professor especializado na escolarização de estudantes com deficiência. Pautou-se em observações e entrevistas semiestruturadas, pontuando aspectos da relação educativa, instrumentos de mediação e espaço físico de escolarização de um estudante com deficiência. As análises apontaram a necessidade de se repensar o papel do professor especializado para atuar como apoio ao professor regente, e não apenas no atendimento ao estudante com deficiência. Concluímos que nas (re)ações dos professores predominam concepções de que a escolarização desses estudantes compete ao professor especializado, revelando que não assumiram como seus todos os estudantes.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul e Professora do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

 

 

 

 

Lucimar de Lima Franco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestranda pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professora da Rede Municipal de Educação em Campo Grande-MS e da Rede Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul.

Referências

ALMEIDA, M. A.; MACHADO, A. C. M. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v.27, n.84, p. 344-351, 2010.

ALVES, G. L. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 116-129, 2009.

BARROS, P. O. O Estudante com Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Inclusiva: uma análise do trabalho didático. 2016. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação/SEESP. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/txt/brasil.txt>. Acesso em: 10 fev. 2016.

CAMPO GRANDE. Resolução SEMED nº 154, de 21 de fevereiro de 2014. Dispõe sobre a Educação dos Alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/ Superdotação em todas as Etapas e Modalidades da Educação Básica da rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Diário Oficial, Campo Grande, n. 3.970, p. 4-5, 11 mar. 2014.

CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. 300f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

CRIPPA, R. M. O ensino colaborativo como uma contribuição para a educação inclusiva. 2012. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Uberaba, Uberaba, 2012.

FREITAS, A. O. Atuação do professor de apoio à inclusão e os indicadores de ensino colaborativo em Goiás. 2013. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2013.

HONNEF, G. Trabalho Docente Articulado: A Relação entre a Educação Especial e o Ensino Comum. In: ANPED SUL, 10, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, out. 2014. Anais..., Florianópolis, 2014.

LEHMKUHL, M. S.; MICHELS, M. H. A Política de Formação de Professores do Ensino Fundamental para Atender Alunos da Educação Especial. Educação e Fronteiras, Dourados/MS, v.5, n.13 p.7-20, mai./ago. 2015.

MARTINS, M. F. A. SIPES, M. L. Formação de professores na escola inclusiva: possibilidades, limites e aproximações entre Brasil e Argentina. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 18, n.1, p. 37-46, jan./abr. 2015.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educação em Revista, Curitiba, n. 41, p. 80-93, set. 2011.

MENDES, E. G.; VILARONGA, A. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos-SP: EdUFSCar, 2014.

NERES, C. C. A Escolarização dos Alunos com Deficiência e a Inclusão Escolar: aproximações com as práticas escolares. 2015. Tese (Pós-Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2015.

OLIVEIRA, W. D. de. Estudos sobre a Relação entre Intérprete de Libras e o Professor: implicações para o ensino de ciências. 2012. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

SOUSA, S. B. Inclusão e aprendizagem do aluno com deficiência mental: expectativas de professores. 2008. 163f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

VILARONGA, C. A. R. Colaboração da educação especial em sala de aula: formação nas práticas pedagógicas do co-ensino. 2014. 216f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

ZANATA, E. M. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. 2004. 198f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Neres, C. C., & Franco, L. de L. (2016). O professor regente e o auxiliar pedagógico especializado: suas (re)ações diante do estudante com deficiência. Revista Educação E Políticas Em Debate, 5(2), 225–240. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45392

Edição

Seção

Artigos