O professor regente e o auxiliar pedagógico especializado: suas (re)ações diante do estudante com deficiência

Autores

  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Lucimar de Lima Franco Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45392

Palavras-chave:

Professores Regentes, Professores Especializados, Estudante com Deficiência

Resumo

Este estudo analisa a atuação de professores regentes e do professor especializado na escolarização de estudantes com deficiência. Pautou-se em observações e entrevistas semiestruturadas, pontuando aspectos da relação educativa, instrumentos de mediação e espaço físico de escolarização de um estudante com deficiência. As análises apontaram a necessidade de se repensar o papel do professor especializado para atuar como apoio ao professor regente, e não apenas no atendimento ao estudante com deficiência. Concluímos que nas (re)ações dos professores predominam concepções de que a escolarização desses estudantes compete ao professor especializado, revelando que não assumiram como seus todos os estudantes.

 

 

 

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Biografia do Autor

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul e Professora do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

 

 

 

 

Lucimar de Lima Franco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestranda pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professora da Rede Municipal de Educação em Campo Grande-MS e da Rede Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

NERES, C. C.; FRANCO, L. de L. O professor regente e o auxiliar pedagógico especializado: suas (re)ações diante do estudante com deficiência. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 225–240, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v5n2a2016-45392. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45392. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos