SISTEMA DE RESERVA LEGAL EXTRA-PROPRIEDADE NO BIOMA CERRADO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR NO CONTEXTO DA BACIA HIDROGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho propõe um índice normalizado de vegetação remanescente (NRVI), gerado a partir de dados de uso da terra, e avalia sua distribuição entre bacias hidrográficas de Goiás e do Distrito Federal, cujos limites foram gerados a partir de imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) com áreas mínimas de 10.000, 50.000 e 200.000 ha. O NRVI varia entre -1 (bacias totalmente convertidas) e +1 (bacias totalmente preservadas) e permite associar o uso da terra a variáveis numéricas, como indicadores de desenvolvimento social. Os mapas apontam altos valores de NRVI em bacias do Nordeste Goiano, enquanto que as áreas ao sul e sudeste apresentam valores, em geral, negativos. Conforme os requisitos do Código Florestal (i.e. áreas de preservação permanente e reserva legal), o valor do NRVI é estimado em -0,382, sendo encontrado em apenas 50,13% das bacias com 10.000 ha de área mínima. Ainda que preliminares, nossos resultados indicam que o NRVI é efetivamente aplicável a um sistema de transferência de direitos de desenvolvimento (TDR) em Reserva Legal Extra-Propriedade e áreas de Servidão Florestal em Goiás e Distrito Federal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BONNET, B. R. P.; FERREIRA, L. G.; LOBO, F. C. SISTEMA DE RESERVA LEGAL EXTRA-PROPRIEDADE NO BIOMA CERRADO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR NO CONTEXTO DA BACIA HIDROGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n2-44918. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44918. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").