HAND TERRAIN DESCRIPTOR FOR REGIONAL SCALE MAPPING OF AMAZON TERRA FIRME ECO-HYDROLOGICAL UNITS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
The HAND (Height Above the Nearest Drainage), a quantitative topographic descriptor, is used to classify terrain in a manner that is related to local soil water conditions, providing hydrological meaning to the SRTM DEM. In this paper, we compare performance of using the HAND grid instead of the SRTM DEM for classifying, at regional scale (19 000 000 km2), drainage conditions of terra firme environment (plateau, slope, ecotone and waterlogged) in the Eastern Amazon, Brazil. Additionally, we emphasize the need to attenuate the canopy effects of the SRTM DEM for the boundary between forested and deforested areas, in order to produce coherent data for hydrological modeling.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PINHEIRO, T. F.; RENNÓ, C. D.; ESCADA, M. I. S. HAND TERRAIN DESCRIPTOR FOR REGIONAL SCALE MAPPING OF AMAZON TERRA FIRME ECO-HYDROLOGICAL UNITS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44657. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44657. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").