MAPEAMENTO DO GRAU DE FRAGILIDADE COM PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO E OPERADORES FUZZY GAMA NA DETECÇÃO ÁREAS DE FRAGILIDADE AMBIENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi de classificar regiões conforme o grau de fragilidade do meio físico na região do manancial do Rio Santo Anastácio/SP, por meio de técnicas de geoprocessamento e validação de campo. Com dados de natureza física do ambiente foi criado um banco de dados no programa Spring 5.2 com os planos de informações: uso e cobertura da terra, distância ao curso d'água e declividade foram elaborados dois mapas sínteses de instabilidade ambiental um com o processo analítico hierárquico (AHP) e outro baseado na abordagem Fuzzy gama. Os resultados mostraram que, para o estudo de caso, o processo analítico hierárquico (AHP) produziu resultados com maior aderência com a realidade observada no campo.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").