A CARTOGRAFIA ENSINADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR MUNICIPAL
Main Article Content
Abstract
Este trabalho tem por objetivo mostrar como a Cartografia pode ser ensinada para alunos da Educação Básica. Sabe-se que os temas de Cartografia - são ministrados, na maioria das vezes, por professores formados em Geografia, quando as turmas são de Ensino Fundamental 2. Nos anos iniciais, essa tarefa é, normalmente, exercida por um Pedagogo. Os livros didáticos servem de orientação, para esses professores ministrarem os tópicos de Cartografia estabelecidos nos programas. Uma das observações verificadas é que os alunos iniciam seus aprendizados de mundo, por um "mapa mundi", no qual ele tem ideia do mundo em que vive. Seguem, em seus estudos, pelo entendimento de Continentes, Países, onde chegam ao Brasil e, normalmente, param nos conhecimentos dos Estados. A proposta apresentada neste trabalho é o Atlas Geográfico Escolar Municipal, no qual os alunos podem ter outros entendimentos de lugar, partindo de onde moram, onde estudam, conhecer sua cidade, as cidades vizinhas e avançar para o conhecimento do mundo, e vice-versa. Os Atlas Municipais já são elaborados em poucas regiões do país e será mostrado, aqui, o trabalho realizado na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG. Nessa região, foram elaborados os Atlas dos municípios de Sacramento e Lagoa Formosa, com a proposta de que atendam o Ensino Fundamental. Durante a elaboração dos mesmos, foram realizadas visitas aos municípios e reuniões com Secretários de Educação e professores da rede pública com o objetivo de verificar o interesse e obter sugestões de conteúdo dos mesmos. Os resultados foram animadores com professores enfatizando o Atlas como um bom instrumento de interação entre alunos e professores para que ambos sejam beneficiados. No Atlas Geográfico Escolar Municipal a criança poderá ter seu primeiro contato com mapas do seu lugar de vivência, ter a visualização espacial sua de moradia, seu bairro, seu município. Um dos propósitos do ensino com o Atlas Geográfico Escolar Municipal é o de evidenciar a importância da Cartografia na pesquisa e no ensino de Geografia, por meio de aulas teóricas e exercícios, nos quais o aluno interage com o professor e outros auxiliares (os pais, por exemplo) na solução das tarefas, e no entendimento de cada assunto.. Como informação complementar, destaca-se que o Projeto dos Atlas Geográficos Escolares Municipais de Sacramento/MG e de Lagoa Formosa/MG foram desenvolvidos por alunos de graduação em Geografia (respectivamente, Débora Pereira, da UFTM, e Fander de Oliveira, da UFU, orientados de Iniciação Científica).
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").