Editorial

Conteúdo do artigo principal

Orlando Augusto Amaral Affonso

Resumo

Comemoramos, hoje, o primeiro centenário da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Não poderíamos fazê-lo sem evocarmos, com reverência e orgulho cívico, as várias gerações que nos precederam e que, com dedicação e entusiasmo, ao serviço da Hidrografia, legaram à Marinha a DHN atual, prestigiada e respeitada no País e no exterior.


O retrospecto das dificuldades vencidas, na fase anterior à fundação da Repartição Hidrográfica, ressalta a figura impar do nosso Patrono — o Capitão-de-Fragata Manoel Antonio Vital de Oliveira, realizador da primeira campanha hidrográfica de grande envergadura, quando, ainda Primeiro-Tenente, comandando um pequeno navio de velas, o late "Parahybano", levantou, no período de 1857 a 1859, o trecho da costa brasileira compreendido entre a foz do rio Mossoró e a foz do rio São Francisco.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Editorial

Como Citar

AMARAL AFFONSO, Orlando Augusto. Editorial. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 15, 2025. DOI: 10.14393/rbcv15n-79403. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/79403. Acesso em: 6 dez. 2025.

Referências

.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.