Editorial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Comemoramos, hoje, o primeiro centenário da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Não poderíamos fazê-lo sem evocarmos, com reverência e orgulho cívico, as várias gerações que nos precederam e que, com dedicação e entusiasmo, ao serviço da Hidrografia, legaram à Marinha a DHN atual, prestigiada e respeitada no País e no exterior.
O retrospecto das dificuldades vencidas, na fase anterior à fundação da Repartição Hidrográfica, ressalta a figura impar do nosso Patrono — o Capitão-de-Fragata Manoel Antonio Vital de Oliveira, realizador da primeira campanha hidrográfica de grande envergadura, quando, ainda Primeiro-Tenente, comandando um pequeno navio de velas, o late "Parahybano", levantou, no período de 1857 a 1859, o trecho da costa brasileira compreendido entre a foz do rio Mossoró e a foz do rio São Francisco.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
Referências
.