Qualidade do Posicionamento em Aplicativos VGI Obtido por Sensores de Localização em Smartphones
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta a avaliação da qualidade do posicionamento obtido por sensores de localização acoplados em smartphones, abordando o seu desempenho para a coleta de Informações Geográficas Voluntárias (VGI). Os experimentos foram realizados na forma de estudo de caso, em que as coordenadas coletadas em um aplicativo VGI (Hidromapp) foram comparadas com seus respectivos homólogos de referência. As amostras foram coletadas em condições distintas, utilizando 05 smartphones com características e configurações diferentes. Com base nas discrepâncias, a acurácia posicional foi calculada para cada uma das amostras através do indicador estatístico RMSE, incluindo a análise de diferentes fatores observados no experimento. Em seguida, a qualidade do posicionamento foi avaliada na perspectiva da destinação final dos dados (fitness-for-purpose), sendo observado se a acurácia posicional calculada atende aos propósitos do aplicativo Hidromapp. Foi identificado que smartphones possibilitam a realização de levantamentos com acurácia posicional planimétrica entre 5m e 20m (faixa segura observada), dependendo das condições de levantamento, e das características e configurações dos dispositivos utilizados. Para o aplicativo Hidromapp, que visa fornecer dados observados de suporte para modelos hidrodinâmicos e simulação de inundações, o desempenho dos smartphones foi considerado satisfatório de acordo com o parecer dos pesquisadores consultados.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").