COMPARAÇÃO ENTRE IMAGENS LANDSAT ETM+ E MODIS/TERRA PARA DETECÇÃO DE INCREMENTOS DE DESMATAMENTO NA REGIÃO DO BAIXO ACRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo avaliamos a capacidade de detecção e mapeamento de incrementos de desmatamento com imagens MODIS/TERRA, de 250 m de resolução espacial, em relação a capacidade de imagens Landsat ETM+ com resolução espacial de 30 m. Este estudo foi conduzido no estado do Acre cobrindo uma área de 34.225 km². Nossos resultados mostram que as imagens MODIS com resolução de 250 metros possuem elevada acurácia para detectar desmatamento em áreas maiores que 3 ha. Além disso, as imagens MODIS podem ser usadas para estimar a área desmatada de incrementos maiores que 70 ha, com erro menor que 5% relativo às estimativas de área obtidas com imagens Landsat. Por último, estimamos que 86% da área desmatada entre 2002 e 2003 em todo o Estado do Acre podia ser detectada e mapeada com o sensor MODIS. Portanto, as imagens MODIS com pixel de 250 metros podem ser úteis para monitorar com maior frequência as mudanças da floresta devido ao desmatamento na Amazônia Brasileira, superando a baixa cobertura temporal de imagens Landsat devido a freqüente cobertura de nuvens na região.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
COSTA, Anderson da Silva; SOUZA JR., Carlos Moreira de. COMPARAÇÃO ENTRE IMAGENS LANDSAT ETM+ E MODIS/TERRA PARA DETECÇÃO DE INCREMENTOS DE DESMATAMENTO NA REGIÃO DO BAIXO ACRE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n2-44949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44949. Acesso em: 8 dez. 2025.