CÂMERAS AEROFOTOGRAMÉTRICAS DIGITAIS: NOVOS CONCEITOS E NORMAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização de câmeras aerofotogramétricas digitais é uma realidade que está se difundindo rapidamente na comunidade aerofotogramétrica mundial. Importantes fabricantes desenvolvem atualmente sistemas que apresentam melhor desempenho que os tradicionais. Os novos equipamentos buscam substituir as câmeras aerofotogramétricas convencionais, gerando imagens com características semelhantes às aerofotos no formato 23x23 cm. As principais soluções encontradas são baseadas em sistemas de CCD linear ou de CCD de área. Para que esses sistemas ofereçam a qualidade geométrica exigida pela aerofotogrametria, métodos de calibração foram desenvolvidos, e novos termos, como "calibração completa" e "validação da calibração", surgem nesse contexto. Tendo em vista essas mudanças, importantes organizações internacionais vêm buscando um consenso através da normalização de procedimentos e equipamentos, bem como da certificação e validação desses sistemas. A DIN (Deutsches Institut für Normung) publicou em 2007 a DIN 18740-4 que trata de produtos aerofotogramétricos digitais, a USGS (United States Geological Survey) lançou em 2006 um plano de certificação para fabricantes e usuários de sensores aerofotogramétricos digitais, e a EuroSDR (European Organization of Spatial Data) concentra esforços para uma certificação européia (EuroDAC2). Estas informações juntamente com alguns resultados geométricos e radiométricos obtidos com os equipamentos apresentados serão discutidos ao longo deste trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
JUBANSKI, J.; ALIXANDRINI, M.; BÄHR, I.-H. H.-P. CÂMERAS AEROFOTOGRAMÉTRICAS DIGITAIS: NOVOS CONCEITOS E NORMAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n1-44854. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44854. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").