AVALIAÇÃO DAS ÁREAS VERDES NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE IPITANGA, EM SALVADOR (BA), COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As constantes transformações no espaço urbano da cidade de Salvador acarretaram a intensa deterioração do meio natural. A vegetação de Mata Atlântica abrange totalmente o município, representada em fragmentos de maciços vegetacionais. Estes espaços naturais são de suma importância para a manutenção da qualidade de vida na cidade. O objetivo do presente trabalho é avaliar as áreas verdes na Região Administrativa de Ipitanga do município de Salvador-BA, com o aporte de geotecnologias, por meio da classificação supervisionada de uma imagem do sistema RapidEye, bem como análise da vegetação quanto aos parâmetros estabelecidos na Resolução CONAMA nº 5 de 1994, realizada por meio da Fitossociologia, através de levantamento florístico e análise fitossociológica da cobertura vegetal. Os resultados demonstraram que as técnicas de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens são altamente efetivas na análise da vegetação de Mata Atlântica, coincidindo com os resultados obtidos em campo e que este tipo de diagnóstico pode ser um instrumento preciso e confiável para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores ambientais.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
PASSOS, Andressa Lopes de O.; TEIXEIRA, Adriele Ramos; SILVA, Ardemírio de Barros. AVALIAÇÃO DAS ÁREAS VERDES NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE IPITANGA, EM SALVADOR (BA), COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43884. Acesso em: 5 dez. 2025.