AVALIAÇÃO DAS ÁREAS VERDES NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE IPITANGA, EM SALVADOR (BA), COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As constantes transformações no espaço urbano da cidade de Salvador acarretaram a intensa deterioração do meio natural. A vegetação de Mata Atlântica abrange totalmente o município, representada em fragmentos de maciços vegetacionais. Estes espaços naturais são de suma importância para a manutenção da qualidade de vida na cidade. O objetivo do presente trabalho é avaliar as áreas verdes na Região Administrativa de Ipitanga do município de Salvador-BA, com o aporte de geotecnologias, por meio da classificação supervisionada de uma imagem do sistema RapidEye, bem como análise da vegetação quanto aos parâmetros estabelecidos na Resolução CONAMA nº 5 de 1994, realizada por meio da Fitossociologia, através de levantamento florístico e análise fitossociológica da cobertura vegetal. Os resultados demonstraram que as técnicas de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens são altamente efetivas na análise da vegetação de Mata Atlântica, coincidindo com os resultados obtidos em campo e que este tipo de diagnóstico pode ser um instrumento preciso e confiável para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores ambientais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PASSOS, A. L. de O.; TEIXEIRA, A. R.; SILVA, A. de B. AVALIAÇÃO DAS ÁREAS VERDES NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE IPITANGA, EM SALVADOR (BA), COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43884. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").