O DETECTOR DE CANNY-EDP: UMA COMBINAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DE CANNY E DE DIFUSÃO ANISOTRÓPICA NÃO LINEAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo propõe uma metodologia para a detecção de bordas em imagens digitais usando o detector de Canny, associado à focalização prévia da estrutura de borda por difusão anisotrópica não linear via Equações Diferenciais Parciais (EDP). Esta estratégia visa minimizar o efeito da conhecida dualidade do detector de Canny, pela qual não se pode realçar simultaneamente a insensibilidade aos ruídos da imagem e a precisão de localização das bordas detectadas. O processo de difusão anisotrópica via EDP é utilizado para focalizar previamente a estrutura de borda devido sua característica notável em suavizar seletivamente a imagem, deixando as regiões homogêneas fortemente suavizadas e preservando principalmente as bordas físicas, isto é, aquelas que realmente estão associadas com objetos presentes na imagem. A solução para a dualidade mencionada consiste em aplicar o detector de Canny em escala gaussiana fina, mas somente ao longo das regiões de bordas focalizadas pelo processo de difusão anisotrópica via EDP. Os resultados mostraram que o método é apropriado para aplicações envolvendo extração automática de feições, pois possibilitou a localização de bordas afinadas com alta precisão, as quais estão geralmente relacionadas com objetos presentes na imagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DAL POZ, A. P.; DO VALE, G. M.; GALVANIN, E. A. dos S. O DETECTOR DE CANNY-EDP: UMA COMBINAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DE CANNY E DE DIFUSÃO ANISOTRÓPICA NÃO LINEAR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n2-43512. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43512. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").