ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE FOGOS ATIVOS DETECTADOS PELO SENSOR ATSR 2 E SUA RELAÇÃO COM VARIÁVEIS DEMOGRÃFICAS, AMBIENTAIS E INFRA-ESTRUTURAIS: COMPARABILIDADE ENTRE MÉTODOS DE REGRESSÃO OLS E GWR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste estudo foi analisado a relação entre o produto dos fogos activos ATSR com variáveis ambientais, demográficas e infra-estruturas para o território Brasileiro. Foram comparados os métodos de regressão por mínimos quadrados (OLS) e regressão local ponderada (GWR). O método GWR permite a análise de regressão considerando as variáveis nãoestacionárias espacialmente. Foi testada a hipótese do método GWR representar uma melhoria sobre o método de regressão global. O melhor ajustamento dos fogos ativos ATSR foi obtido com o método GWR quando foi considerado fatores humanos, como as variáveis de presença de áreas agrícolas e de distância às estradas, com R2 de 80%. Este estudo permite um melhor entendimento da distribuição espacial dos fogos ativos ATSR e mostra que o método GWR é um complemento válido relativamente aos métodos de análise espacial global.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUSA, A. M. O. de; PEREIRA, J. M. O. C.; MOTA, B. W. C.; SANTOS, J. R. dos. ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE FOGOS ATIVOS DETECTADOS PELO SENSOR ATSR 2 E SUA RELAÇÃO COM VARIÁVEIS DEMOGRÃFICAS, AMBIENTAIS E INFRA-ESTRUTURAIS: COMPARABILIDADE ENTRE MÉTODOS DE REGRESSÃO OLS E GWR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43814. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43814. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").