IDENTIFICAÇÃO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NO VÃO DO PARANÃ, ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DA ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA ACUMULADA DE IMAGENS DO SENSOR ETM+/LANDSAT-7
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, as áreas de Floresta Estacional Decidual (FED) na região do Vão do Paranã, Goiás, estão bastante fragmentadas principalmente em função das atividades antrópicas relacionadas com as fazendas de gado e coleta seletiva de madeira. O objetivo do presente trabalho é identificar a possibilidade de discriminar FED no Vão do Paranã por meio da análise espectral multitemporal de imagens Landsat. Imagens de abril a julho de 2001 (desde o final da estação chuvosa ao início da estação seca) foram convertidas em reflectância na superfície terrestre e somadas uma a uma (abril + maio, abril + maio + junho e abril + maio + junho + julho). Os resultados mostraram que houve melhora na identificação da FED na medida em que um maior número de imagens multitemporais foram consideradas. O mapa de distribuição da FED indicou um total de aproximadamente 190.000 ha distribuídos essencialmente na região centro-norte da área de estudo. Conclui-se que a técnica de reflectância acumulada considerada no presente estudo, é uma alternativa promissora para a melhor discriminação das áreas de FED.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MEIRELLES HERMUCHE, P.; EYJI SANO, E. IDENTIFICAÇÃO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NO VÃO DO PARANÃ, ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DA ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA ACUMULADA DE IMAGENS DO SENSOR ETM+/LANDSAT-7. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43750. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43750. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").