IDENTIFICAÇÃO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NO VÃO DO PARANÃ, ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DA ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA ACUMULADA DE IMAGENS DO SENSOR ETM+/LANDSAT-7

Conteúdo do artigo principal

Potira Meirelles Hermuche
Edson Eyji Sano

Resumo

Atualmente, as áreas de Floresta Estacional Decidual (FED) na região do Vão do Paranã, Goiás, estão bastante fragmentadas principalmente em função das atividades antrópicas relacionadas com as fazendas de gado e coleta seletiva de madeira. O objetivo do presente trabalho é identificar a possibilidade de discriminar FED no Vão do Paranã por meio da análise espectral multitemporal de imagens Landsat. Imagens de abril a julho de 2001 (desde o final da estação chuvosa ao início da estação seca) foram convertidas em reflectância na superfície terrestre e somadas uma a uma (abril + maio, abril + maio + junho e abril + maio + junho + julho). Os resultados mostraram que houve melhora na identificação da FED na medida em que um maior número de imagens multitemporais foram consideradas. O mapa de distribuição da FED indicou um total de aproximadamente 190.000 ha distribuídos essencialmente na região centro-norte da área de estudo. Conclui-se que a técnica de reflectância acumulada considerada no presente estudo, é uma alternativa promissora para a melhor discriminação das áreas de FED.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MEIRELLES HERMUCHE, P.; EYJI SANO, E. IDENTIFICAÇÃO DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NO VÃO DO PARANÃ, ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DA ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA ACUMULADA DE IMAGENS DO SENSOR ETM+/LANDSAT-7. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43750. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43750. Acesso em: 10 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Potira Meirelles Hermuche, UFG - Universidade Federal de Goiás

Programa de Doutorado em Ciências Ambientais - CIAMB

Edson Eyji Sano, EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Embrapa Cerrados