MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA FLORESTA ALUVIAL NO RIO PARAGUAI - BARRA DO BUGRES/MATO GROSSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Bacia do Alto Paraguai é estratégica para a administração dos recursos hídricos por incluir o Pantanal Mato-Grossense. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é realizar a análise espaço-temporal do uso e ocupação da terra, em uma área de fl oresta aluvial no rio Paraguai, localizado no município de Barra do Bugres, Mato Grosso. Foram utilizadas as imagens LANDSAT dos anos de 1984 e 2010. As imagens foram georreferenciadas, classiï¬ cadas e processadas e as classes temáticas, quantiï¬ cadas e editadas. Foram mapeadas sete classes, sendo as mais expressivas a vegetação nativa, a pastagem e a agricultura. Os resultados indicaram um aumento de 17,2% na agricultura e diminuição de 20,4% na área vegetada. O avanço do uso da terra pela agricultura no município de Barra do Bugres está intimamente relacionada com a monocultura de cana-de-açúcar. Os mapas temáticos permitiram mensurar e veriï¬ car a evolução do uso e ocupação de áreas de fl oresta aluvial, evidenciando que as atividades agrícolas e agropecuárias promovem confl itos de uso da terra, que prejudicam a conservação dos recursos hídricos, solos e biodiversidade da região.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PESSOA, S. P. M.; GALVANIN, E. A. dos S.; NEVES, S. M. A. da S. MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA FLORESTA ALUVIAL NO RIO PARAGUAI - BARRA DO BUGRES/MATO GROSSO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44714. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44714. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").