"As vozes de quem faz a saúde da família no sertão cearense"
produção de um cordel como estratégia de educação popular em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-69991Palabras clave:
Educação Popular em Saúde, Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Círculo de cultura, Literatura de CordelResumen
Este artigo apresenta um estudo realizado com os/as trabalhadores/as da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Ibicuitinga/CE. Objetivou sistematizar a apresentação de espaços coletivos de escuta, fala e reflexão crítica desses/as trabalhadores/as acerca do fazer deles/as na saúde da família e nas práticas educativas em saúde do território. O estudo é do tipo pesquisa ação e possui natureza qualitativa. Para a coleta dos dados, foram utilizados o círculo de conversação e o círculo de cultura como ferramentas metodológicas da educação popular. O estudo possibilitou aos/às trabalhadores/as fazer uma leitura crítica da atuação deles/as na estratégia de saúde da família, além de pensar e propor soluções para o enfrentamento das situações-limite identificadas na produção do inédito-viável. A literatura de cordel emergiu como tecnologia educativa capaz de promover uma aproximação dos sujeitos e dos resultados da pesquisa por meio de uma linguagem da cultura popular, retratando a realidade com leveza e criatividade. As vozes dos/as trabalhadores/as expressam seus desejos e a capacidade material de realização de mudanças para a constituição de uma atenção básica à saúde forte e resolutiva.
Descargas
Citas
BONETTI, O. P.; CHAGAS, P. A.; SIQUEIRA, T. C. A. A educação popular em saúde na gestão participativa do SUS: construindo uma política. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 16-24.
BEZERRA, Y. R. N. Ser e fazer na Estratégia Saúde da Família: as vozes dos/as trabalhadores/as da saúde de Ibicuitinga. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=109474. Acesso em: 13 jun. 2023.
CECILIO, L. C. O.; REIS, A. A. C. Atenção básica como eixo estruturante do SUS: quando nossos consensos já não bastam! Cadernos de Saúde Pública, Manguinhos, v. 34, n. 8, p. 1-3, 2018. DOI 10.1590/0102-311X00136718. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/qpJbC4sTztRXqtHNRGL3XHf/?lang=pt#. Acesso em: 8 abr. 2024.
CRUZ, P. J. S. C.; SILVA, M. R. F.; PULGA, V. L. Educação Popular e saúde nos processos formativos: desafios e perspectivas. Interface, Botucatu, v. 24, p. 1-15, 2020. DOI 10.1590/Interface.200152. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YVGkQJHk8pbwtrPkCTtvQSm/?lang=pt. Acesso em: 8 abr. 2024.
DANTAS, V. L.; LINHARES, A. M. B. Círculos de cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: Fiocruz (org.). Textos de Apoio para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Manguinhos: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, 2016. p. 61-64. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/textos-de-apoio-para-o-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-popular-em-saude. Acesso em: 8 abr. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, A. M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, P. (org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2013.
GIOVANELLA, L.; FRANCO, C. M.; ALMEIDA, P. F. Política Nacional de Atenção Básica: para onde vamos? Ciência & Saúde Coletiva, Manguinhos, v. 25, n. 4, p. 1475-1481, mar. 2020. DOI 10.1590/1413-81232020254.01842020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/TGQXJ7ZtSNT4BtZJgxYdjYG/. Acesso em: 8 abr. 2024.
GONÇALVES, M. A. Imagem - Palavra: a produção do cordel contemporâneo. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 219-234, 2011. DOI 10.1590/2238-38752011v1210. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/Jm4vxzTKdHpztVjyQjgFDFS/#. Acesso em: 5 jun. 2023.
JÚNIOR, A. R. C.; SILVA, M. R. F. Círculo de conversação como estratégia metodológica qualitativa na produção de saberes em enfermagem. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 6, p. 1-13, abr. 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i6.3521. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3521. Acesso em: 8 abr. 2024.
LIMA, P. R. G. et al. A Educação Popular em saúde como estratégia fortalecedora do apoio matricial na atenção básica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, p. 204-218, 2020. DOI 10.14393/REP-2020-53288. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53288. Acesso em: 8 abr. 2024.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
NESPOLI, G. Da educação sanitária à educação popular em saúde. In: Fiocruz (org.). Textos de Apoio para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Manguinhos: EPSJV, 2016. p. 47-51. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/textos-de-apoio-para-o-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-popular-em-saude. Acesso em: 8 abr. 2024.
OLIVEIRA, P. M. P.; PAGLIUCA, L. M. F. Avaliação de uma tecnologia educacional na literatura de cordel sobre amamentação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 205-212, 2013. DOI 10.1590/S0080-62342013000100026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/hnwKnZBH44XhsfZZSYyVLqG/?lang=en#. Acesso em: 5 jun. 2023.
OLIVEIRA, P. M. P. et al. Literatura de Cordel como estratégia educativa para prevenção da dengue. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 20, n. 4, p. 766-773, out./dez. 2011. DOI 10.1590/S0104-07072011000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Q7T5bSCMm73Rb7MSkBYLhXh/#. Acesso em: 8 abr. 2024.
PEDROSA, J. I. S. Educação popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 13-17. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
PEDROSA J. I. S. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde em debate: (re)conhecendo saberes e lutas para a produção da Saúde Coletiva. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-15, 2021. DOI 10.1590/Interface.200190. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/?lang=pt#. Acesso em: 5 out. 2022.
PINHEIRO, B. C.; BITTAR, C. M. L. Práticas de educação popular em saúde na atenção primária: uma revisão integrativa. CINERGIS, v. 18, n. 1, jan./mar. 2017. DOI 10.17058/cinergis.v18i1.8049. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8049. Acesso em: 18 out. 2021.
PINTO, C. J. M.; ASSIS, V. G..; PECCI, R. N. Educação nas Unidades de Atenção Básica: dificuldades e facilidades. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v. 13, n. 5, p. 1429-1436, 2019. DOI 10.5205/1981-8963-v13i05a237759p1429-1436-2019.
Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/237759/32298. Acesso em: 8 abr. 2024.
PRADO, E. V.; FALLEIRO, L. M.; MANO, M. A. Cuidado, promoção de saúde e educação popular: porque um não pode viver sem os outros. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 14, n. 4, p. 464-471, out./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14781. Acesso em: 15 jan. 2023.
PULGA, V. L. A Educação Popular em Saúde como referencial para as nossas práticas na saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 123-146. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.
QUADROS, E. T.; BEZERRA, Y. R. N.; SILVA, M. R. F. As vozes de quem faz a saúde da família no sertão de Ibicuitinga. Ibicuitinga: 2023.
SANTOS, S. L. Educação popular em Saúde: Tecendo considerações. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 11., 2021, Recife. Anais [...]. Recife: Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, 2021. p. 10-25. Disponível em: https://edicoes.centropaulofreire.com.br/2021/arquivos/AnaisColoquioInternacionalPauloFreire2021-Eixo10.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.
SOUSA, A. R. et al. Cordel como estratégia de educação popular na saúde de homens. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 140-155, jan./abr. 2017. DOI 10.14393/rep-v16n12017-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35964. Acesso em: 8 abr. 2024.
VASCONCELOS, E. M. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 67-83, jun. 2004. DOI 10.1590/S0103-73312004000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312004000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 8 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Yandra Raquel do Nascimento Bezerra Bandeira, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Vandeléia Laodete Pulga, Eduardo Teodósio de Quadros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.