"As vozes de quem faz a saúde da família no sertão cearense"

produção de um cordel como estratégia de educação popular em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-69991

Palabras clave:

Educação Popular em Saúde, Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Círculo de cultura, Literatura de Cordel

Resumen

Este artigo apresenta um estudo realizado com os/as trabalhadores/as da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Ibicuitinga/CE. Objetivou sistematizar a apresentação de espaços coletivos de escuta, fala e reflexão crítica desses/as trabalhadores/as acerca do fazer deles/as na saúde da família e nas práticas educativas em saúde do território. O estudo é do tipo pesquisa ação e possui natureza qualitativa. Para a coleta dos dados, foram utilizados o círculo de conversação e o círculo de cultura como ferramentas metodológicas da educação popular. O estudo possibilitou aos/às trabalhadores/as fazer uma leitura crítica da atuação deles/as na estratégia de saúde da família, além de pensar e propor soluções para o enfrentamento das situações-limite identificadas na produção do inédito-viável. A literatura de cordel emergiu como tecnologia educativa capaz de promover uma aproximação dos sujeitos e dos resultados da pesquisa por meio de uma linguagem da cultura popular, retratando a realidade com leveza e criatividade. As vozes dos/as trabalhadores/as expressam seus desejos e a capacidade material de realização de mudanças para a constituição de uma atenção básica à saúde forte e resolutiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yandra Raquel do Nascimento Bezerra Bandeira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; estágio pós doutoral pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do grupo de trabalho de Educação Popular e Saúde da Abrasco.

Vandeléia Laodete Pulga, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal da Fronteira Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; Integrante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde.

Eduardo Teodósio de Quadros, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; atua na Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil; fundador do Coletivo Brinquedo de Rua, certificado como Ponto de Cultura do Ceará em 2020.

Citas

BONETTI, O. P.; CHAGAS, P. A.; SIQUEIRA, T. C. A. A educação popular em saúde na gestão participativa do SUS: construindo uma política. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 16-24.

BEZERRA, Y. R. N. Ser e fazer na Estratégia Saúde da Família: as vozes dos/as trabalhadores/as da saúde de Ibicuitinga. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=109474. Acesso em: 13 jun. 2023.

CECILIO, L. C. O.; REIS, A. A. C. Atenção básica como eixo estruturante do SUS: quando nossos consensos já não bastam! Cadernos de Saúde Pública, Manguinhos, v. 34, n. 8, p. 1-3, 2018. DOI 10.1590/0102-311X00136718. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/qpJbC4sTztRXqtHNRGL3XHf/?lang=pt#. Acesso em: 8 abr. 2024.

CRUZ, P. J. S. C.; SILVA, M. R. F.; PULGA, V. L. Educação Popular e saúde nos processos formativos: desafios e perspectivas. Interface, Botucatu, v. 24, p. 1-15, 2020. DOI 10.1590/Interface.200152. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YVGkQJHk8pbwtrPkCTtvQSm/?lang=pt. Acesso em: 8 abr. 2024.

DANTAS, V. L.; LINHARES, A. M. B. Círculos de cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: Fiocruz (org.). Textos de Apoio para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Manguinhos: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, 2016. p. 61-64. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/textos-de-apoio-para-o-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-popular-em-saude. Acesso em: 8 abr. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

FREIRE, A. M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, P. (org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2013.

GIOVANELLA, L.; FRANCO, C. M.; ALMEIDA, P. F. Política Nacional de Atenção Básica: para onde vamos? Ciência & Saúde Coletiva, Manguinhos, v. 25, n. 4, p. 1475-1481, mar. 2020. DOI 10.1590/1413-81232020254.01842020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/TGQXJ7ZtSNT4BtZJgxYdjYG/. Acesso em: 8 abr. 2024.

GONÇALVES, M. A. Imagem - Palavra: a produção do cordel contemporâneo. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 219-234, 2011. DOI 10.1590/2238-38752011v1210. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/Jm4vxzTKdHpztVjyQjgFDFS/#. Acesso em: 5 jun. 2023.

JÚNIOR, A. R. C.; SILVA, M. R. F. Círculo de conversação como estratégia metodológica qualitativa na produção de saberes em enfermagem. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 6, p. 1-13, abr. 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i6.3521. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3521. Acesso em: 8 abr. 2024.

LIMA, P. R. G. et al. A Educação Popular em saúde como estratégia fortalecedora do apoio matricial na atenção básica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, p. 204-218, 2020. DOI 10.14393/REP-2020-53288. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53288. Acesso em: 8 abr. 2024.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

NESPOLI, G. Da educação sanitária à educação popular em saúde. In: Fiocruz (org.). Textos de Apoio para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Manguinhos: EPSJV, 2016. p. 47-51. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/textos-de-apoio-para-o-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-popular-em-saude. Acesso em: 8 abr. 2024.

OLIVEIRA, P. M. P.; PAGLIUCA, L. M. F. Avaliação de uma tecnologia educacional na literatura de cordel sobre amamentação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 205-212, 2013. DOI 10.1590/S0080-62342013000100026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/hnwKnZBH44XhsfZZSYyVLqG/?lang=en#. Acesso em: 5 jun. 2023.

OLIVEIRA, P. M. P. et al. Literatura de Cordel como estratégia educativa para prevenção da dengue. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 20, n. 4, p. 766-773, out./dez. 2011. DOI 10.1590/S0104-07072011000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Q7T5bSCMm73Rb7MSkBYLhXh/#. Acesso em: 8 abr. 2024.

PEDROSA, J. I. S. Educação popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 13-17. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

PEDROSA J. I. S. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde em debate: (re)conhecendo saberes e lutas para a produção da Saúde Coletiva. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-15, 2021. DOI 10.1590/Interface.200190. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/?lang=pt#. Acesso em: 5 out. 2022.

PINHEIRO, B. C.; BITTAR, C. M. L. Práticas de educação popular em saúde na atenção primária: uma revisão integrativa. CINERGIS, v. 18, n. 1, jan./mar. 2017. DOI 10.17058/cinergis.v18i1.8049. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8049. Acesso em: 18 out. 2021.

PINTO, C. J. M.; ASSIS, V. G..; PECCI, R. N. Educação nas Unidades de Atenção Básica: dificuldades e facilidades. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v. 13, n. 5, p. 1429-1436, 2019. DOI 10.5205/1981-8963-v13i05a237759p1429-1436-2019.

Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/237759/32298. Acesso em: 8 abr. 2024.

PRADO, E. V.; FALLEIRO, L. M.; MANO, M. A. Cuidado, promoção de saúde e educação popular: porque um não pode viver sem os outros. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 14, n. 4, p. 464-471, out./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14781. Acesso em: 15 jan. 2023.

PULGA, V. L. A Educação Popular em Saúde como referencial para as nossas práticas na saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 123-146. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.

QUADROS, E. T.; BEZERRA, Y. R. N.; SILVA, M. R. F. As vozes de quem faz a saúde da família no sertão de Ibicuitinga. Ibicuitinga: 2023.

SANTOS, S. L. Educação popular em Saúde: Tecendo considerações. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 11., 2021, Recife. Anais [...]. Recife: Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, 2021. p. 10-25. Disponível em: https://edicoes.centropaulofreire.com.br/2021/arquivos/AnaisColoquioInternacionalPauloFreire2021-Eixo10.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.

SOUSA, A. R. et al. Cordel como estratégia de educação popular na saúde de homens. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 140-155, jan./abr. 2017. DOI 10.14393/rep-v16n12017-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35964. Acesso em: 8 abr. 2024.

VASCONCELOS, E. M. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 67-83, jun. 2004. DOI 10.1590/S0103-73312004000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312004000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 8 abr. 2024.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

BANDEIRA, Y. R. do N. B.; SILVA, M. R. F. da; PULGA, V. L.; QUADROS, E. T. de. "As vozes de quem faz a saúde da família no sertão cearense": produção de um cordel como estratégia de educação popular em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 172–186, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-69991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69991. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a