Pressupostos teórico-metodológicos do modelo pedagógico de Paulo Freire para formação na saúde

as cenas da residência como uma política inventiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70747

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação, Educação Permanente, Atenção Primária à Saúde, Profissionais de saúde, Minorias Sexuais e de Gênero

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada na Educação Permanente, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do modelo pedagógico de Paulo Freire para a formação na saúde. Trata-se de um passo a passo de uma oficina de acolhimento à população lésbica, gay, bissexual, transexual, queer, intersexo, assexual, pansexual, não-binário, entre outros, que abrange a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero, conduzida em todos os Centros de Saúde da Família da sede do município de Sobral e arredores. As oficinas foram intermediadas por uma metodologia própria, do referencial metodológico de Paulo Freire, o Círculo de Cultura, como fundamento de condução desses espaços de Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde. Desse modo, considera-se que deve ser estimulada a análise dos processos formativos, de ensino-aprendizagem, nas práticas pedagógicas e avaliativas, com a inclusão de formas de ensinar e avaliar que permitam abarcar a pluralidade dos perfis dos educandos/formandos e a multiplicidade de aportes técnico-profissionais, a perceber a competência dos saberes docentes, e do exercício da competência política na formação.

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Biografia do Autor

Neíres Alves de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Roberta Nobre da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Maria Susana Fernandes , Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.

Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Universidade de Pernambuco

Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, Brasil.

Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas, São Paulo, Brasil; professor da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na instituição; líder do grupo de pesquisa Redes Integradas de Saúde (CNPq).

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

FREITAS, N. . A. de; SILVA, R. N. da; SILVA, M. R. F. da; FERNANDES , M. S.; MARINHO, M. N. A. de S. B.; FERREIRA JÚNIOR, A. R. Pressupostos teórico-metodológicos do modelo pedagógico de Paulo Freire para formação na saúde: as cenas da residência como uma política inventiva. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 302–316, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70747. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70747. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

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