Extensão popular

trabalho social que se dá com base no encontro humano, no diálogo com o outro e na imersão crítica na realidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-67429

Palabras clave:

Educação Popular, Extensão Popular, Paulo Freire

Resumen

O objetivo dessa edição foi possibilitar a socialização de reflexões, saberes e práticas que se identificam com a abordagem freiriana e com o referencial teórico-metodológico da concepção da educação popular, que se corporificam no conceito de extensão popular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Soares de Araújo, Escola de Saúde Pública da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; apoiador institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB/CNPq).

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas na mesma instituição;  líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB/CNPq); membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Citas

BRANDÃO, C. R. Paulo Freire: uma vida entre aprender e ensinar. São Paulo: Ideias & Letras, 2017.

BRANDÃO, C. R. Pesquisar-participar. In: BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 9-16.

CALADO, A. J. F. Movimentos sociais por uma sociabilidade alternativa: enfrentamentos e apostas. In: ALMEIDA, M. L. P.; JEZINE, E. (org.). Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas: Alínea, 2007. p. 93-121.

FREIRE, P. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. In: FÁVERO, O. (org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal: Paz e Terra, 1985b. p. 99-126.

FREIRE, P. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985a. p. 34-41.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MELO NETO, J. F. Extensão popular. 2. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

SADER, E. Prefácio. In: MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 15-18.

Publicado

2022-11-05

Cómo citar

ARAÚJO, R. S. de; CRUZ, P. J. S. C. Extensão popular: trabalho social que se dá com base no encontro humano, no diálogo com o outro e na imersão crítica na realidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 1–8, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-67429. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67429. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>