O fazer educativo do apoiador institucional
aprendizagens e reflexões com base em uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69234Palavras-chave:
Apoio institucional, Educação na saúde, Prática pedagógica, Sistema Único de SaúdeResumo
O presente manuscrito busca evidenciar aprendizados e reflexões tecidos como resultado da experiência de facilitação no curso de “Aperfeiçoamento para trabalhadores da gestão do Sistema Único de Saúde”, iniciativa promovida pela Escola de Saúde Pública da Paraíba. Em termos metodológicos, trata-se de um trabalho do tipo descritivo, inscrito na modalidade relato de experiência, o qual tem como objeto a atuação de um apoiador institucional que desempenhou o papel de facilitador de processos educativos. Nesse sentido, procede-se com o delineamento de como se deu a organização e a operacionalização do referido curso. Em seguida, traça-se um breve esboço de como ocorreram as oficinas e das discussões realizadas. Logo depois, debruça-se sobre a explicitação de alguns aprendizados decorrentes da experiência e confeccionam-se reflexões acerca do fazer educativo como perspectiva articuladora e dinamizadora das dimensões técnica e política do trabalho do apoiador institucional. Em conclusão, destaca-se que para se desenvolver e aprimorar a dimensão pedagógica do apoio, é fundamental se permitir e experienciar a prática docente, uma vez que só é possível a construção de saberes pedagógicos por meio da ação e da reflexão sobre a ação, isto é, do exercício da práxis educativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Caderno de referência para o processo de formação de profissionais do Apoio Institucional Integrado do Ministério da Saúde: QUALISUS-REDE. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_referencia_processo_formacao_profissionais_apoio_qualisus_rede.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
BRUTSCHER, V. J. et al. Qualificação dos processos de trabalho e dos espaços de decisão. In: BRUTSCHER, V. J.; CARNEIRO, D. G. B.; PEREIRA, R. C. F. G. (org.). Gestão do SUS na Paraíba: estratégias de educação e apoio. Recife: FIOCRUZ, 2017a. p. 11-14.
BRUTSCHER, V. J. et al. Apoio institucional: concepção e arranjo organizativo na Paraíba. In: BRUTSCHER, V. J.; CARNEIRO, D. G. B.; PEREIRA, R. C. F. G. (org.). Gestão do SUS na Paraíba: estratégias de educação e apoio. Recife: FIOCRUZ, 2017b. p. 95-110.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renan Soares de Araújo, Ernande Valentin do Prado, Islany Costa Alencar, Luciana Moura Mendes de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.