O fazer educativo do apoiador institucional

aprendizagens e reflexões com base em uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69234

Palavras-chave:

Apoio institucional, Educação na saúde, Prática pedagógica, Sistema Único de Saúde

Resumo

O presente manuscrito busca evidenciar aprendizados e reflexões tecidos como resultado da experiência de facilitação no curso de “Aperfeiçoamento para trabalhadores da gestão do Sistema Único de Saúde”, iniciativa promovida pela Escola de Saúde Pública da Paraíba. Em termos metodológicos, trata-se de um trabalho do tipo descritivo, inscrito na modalidade relato de experiência, o qual tem como objeto a atuação de um apoiador institucional que desempenhou o papel de facilitador de processos educativos. Nesse sentido, procede-se com o delineamento de como se deu a organização e a operacionalização do referido curso. Em seguida, traça-se um breve esboço de como ocorreram as oficinas e das discussões realizadas. Logo depois, debruça-se sobre a explicitação de alguns aprendizados decorrentes da experiência e confeccionam-se reflexões acerca do fazer educativo como perspectiva articuladora e dinamizadora das dimensões técnica e política do trabalho do apoiador institucional. Em conclusão, destaca-se que para se desenvolver e aprimorar a dimensão pedagógica do apoio, é fundamental se permitir e experienciar a prática docente, uma vez que só é possível a construção de saberes pedagógicos por meio da ação e da reflexão sobre a ação, isto é, do exercício da práxis educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR); apoiador Institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Ernande Valentin do Prado, Fundação Oswaldo Cruz

Doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; membro da Coordenação Colegiada do Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Brasil.

Islany Costa Alencar, Escola de Saúde Pública da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro da Coordenação Colegiada de Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Brasil.

Luciana Moura Mendes de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro da Coordenação Colegiada de Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Caderno de referência para o processo de formação de profissionais do Apoio Institucional Integrado do Ministério da Saúde: QUALISUS-REDE. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_referencia_processo_formacao_profissionais_apoio_qualisus_rede.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRUTSCHER, V. J. et al. Qualificação dos processos de trabalho e dos espaços de decisão. In: BRUTSCHER, V. J.; CARNEIRO, D. G. B.; PEREIRA, R. C. F. G. (org.). Gestão do SUS na Paraíba: estratégias de educação e apoio. Recife: FIOCRUZ, 2017a. p. 11-14.

BRUTSCHER, V. J. et al. Apoio institucional: concepção e arranjo organizativo na Paraíba. In: BRUTSCHER, V. J.; CARNEIRO, D. G. B.; PEREIRA, R. C. F. G. (org.). Gestão do SUS na Paraíba: estratégias de educação e apoio. Recife: FIOCRUZ, 2017b. p. 95-110.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

ARAÚJO, R. S. de; PRADO, E. V. do; ALENCAR, I. C.; LIMA, L. M. M. de. O fazer educativo do apoiador institucional: aprendizagens e reflexões com base em uma experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 259–276, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69234. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69234. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)