A educação popular e a sua multiplicidade de perspectivas

aspectos históricos e teórico-conceituais de uma concepção em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69001

Palavras-chave:

Educação Popular, Prática Político-Pedagógica, Teoria da Educação, Movimentos Sociais, Política Pública

Resumo

O presente artigo tem como pretensão esboçar uma reconstituição histórica do processo de configuração do campo da educação popular no Brasil, compreendendo a sua trajetória e o seu desenvolvimento teórico-conceitual desde a década de 1950 até a contemporaneidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, construído a partir de uma pesquisa bibliográfica com característica descritiva que se fundamentou na modalidade de revisão narrativa. Como resultado, caracterizam-se diferentes experiências e momentos históricos da educação popular no Brasil, a exemplo: a) da sua gênese ao processo de desarticulação de experiências; b) do acirramento da repressão decorrente da ditatura civil-militar ao espraiamento das práticas por diferentes setores; c) da eclosão de novas pautas à reinvenção do campo da educação popular; d) das conquistas políticas aos desafios institucionais. Em seguida, busca-se delinear uma possível caracterização do que vem a ser a educação popular em sua multiplicidade de perspectivas. Por fim, conclui-se que, para além da compreensão da educação popular como prática político-pedagógica, se sobressaem entendimentos dessa como teoria, campo de construção de conhecimentos, movimento organizado da sociedade civil e política pública.

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Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular; apoiador institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Brasil. 

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

ARAÚJO, R. S. de. A educação popular e a sua multiplicidade de perspectivas : aspectos históricos e teórico-conceituais de uma concepção em movimento. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 46–68, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69001. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69001. Acesso em: 22 dez. 2024.