Reunir, compartilhar, perceber, agir
um relato de experiência do Observatório de Educação Popular em Saúde e realidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-67314Palabras clave:
Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Saúde Coletiva, Movimentos sociais, Tecnologias da informação e comunicaçãoResumen
Reconhecendo a importância da discussão em saúde coletiva pela ótica da educação popular (EP), em um crítico cenário derivado da COVID-19 e do desgoverno, este relato de experiência explora as vivências no Observatório de Educação Popular em Saúde e a Realidade Brasileira. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB), que intenta propagar a EP e reunir seus atores. Foram realizados sete encontros, sendo trabalhados temas como: “A conjuntura brasileira atual e os Princípios da Educação Popular e sua filosofia para a construção dos caminhos metodológicos das práticas”, “Soberania Alimentar como movimento da humanidade e civilidade: qual o papel da educação popular em saúde?”, “Processos de eugenia no Brasil e suas consequências na saúde, educação, justiça e equidade”, “O mundo e as suas mudanças: o lugar e o papel da educação popular em saúde” e “Educação Popular em Saúde: caminhos e alternativas para experiências e práticas”. Essa vivência promoveu reflexões acerca da atual conjuntura, resgatando conceitos fundantes da EP e percepções valiosas em seus encontros, além de ter demonstrado as potencialidades no uso dos ambientes virtuais como auxiliares na metodologia dialética da EP.
Descargas
Citas
CRUZ, P. J. S. C.; PEREIRA, E. A. A. L.; ALENCAR, I. C. Educação popular: teoria e princípio ético-político do trabalho social emancipador. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular em saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 47-67.
FERNANDES, R. S. et al. Potencialidades da educação popular em tempos de pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 26, p. e210142, 2022. Doi: 10.1590/interface.210142. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2022.v26/e210142. Acesso em: 18 out. 2022.
LIMA, L. O.; PEKELMAN, R. O diálogo como estratégia formativa: perspectivas a partir da educação popular em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, ed. especial, p. 290-297, 2020. Doi: 10.14393/REP-2020-56013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56013. Acesso em: 18 out. 2022.
MENDES, A. H. L.; TORRES, A. C. S.; BELEM, M. O. Compreensão da educação popular em saúde por uma equipe da estratégia saúde da família. Ciênc. cuid. saúde, Maringá, v. 20, p. e52101, 2021. Doi: 10.4025/ciencuidsaude.v20i0.52101. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/52101. Acesso em: 18 out. 2022.
NETO, J. F. M. Extensão popular. 2. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
PEDROSA, J. I. S. A política nacional de educação popular em saúde em debate: (re) conhecendo saberes e lutas para a produção da Saúde Coletiva. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. e200190, 2021. Doi: 10.1590/Interface.200190. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/?lang=pt. Acesso em: 18 out. 2022.
SOUZA, I. G. et al. Programa práticas integrais de promoção da saúde e nutrição na atenção básica (PINAB): relato das experiências desenvolvidas em 2020. In: CARVALHO, A. L. B. et al. (org.). Diálogos de Extensão. João Pessoa: Editora do CCTA, 2021. E-book. Disponível em: https://www.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/saude/dialogos-da-extensao. Acesso em: 19 out. 2022.
SOUZA, I. G. et al. Experiências de extensão em educação popular em saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 26, p. e210146, 2022. Doi: 10.1590/interface.210146. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2022.v26/e210146/pt/. Acesso em: 19 out. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Pedro Nascimento Araujo Brito, Felipe Marques da Silva, Anailza dos Santos Silva, José Carlos da Silva, Pedro José Santos Carneiro Cruz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.