Potencialidades da participação social no âmbito da Atenção Primária à Saúde

uma revisão sistemática qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68145

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Participação da comunidade, Participação popular, Participação social, Revisão sistemática

Resumo

Este artigo focaliza as potencialidades da participação social no nível da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir de uma revisão sistemática qualitativa da literatura em periódicos científicos brasileiros da Scientific Electronic Library Online, entre 2014 e 2022. Mediante os descritores “participação popular”, “participação da comunidade” e “participação social”, e os filtros “Brasil” e “Saúde”, selecionou-se os referentes à APS, obtendo-se 88 artigos. Aplicou-se a metassíntese qualitativa e duas sistematizações, resultando em cinco potencialidades principais. A expressão na literatura das potencialidades da participação social em saúde ainda é tímida. Esta revisão, ao reunir e tratar acerca de tal ferramenta construtora do fazer em saúde, contribui para o aprofundamento desse debate e, portanto, para a cidadania.

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Biografia do Autor

  • Maria Gabriela Medeiros Cunha de Araujo, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

  • Ayla Nóbrega André, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Medicina na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

  • Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor adjunto na mesma instituição; líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/CNPq/UFPB). 

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

ARAUJO, Maria Gabriela Medeiros Cunha de; ANDRÉ, Ayla Nóbrega; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Potencialidades da participação social no âmbito da Atenção Primária à Saúde: uma revisão sistemática qualitativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 277–301, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68145. Acesso em: 30 abr. 2025.

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