Educação e luta pela terra

a experiência com jovens do campo da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-66260

Palabras clave:

Educação Popular, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Juventude Rural, Defesa do Território

Resumen

Este artigo tem como objetivo descrever parte do processo formativo da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (EFAS). Trata-se de uma experiência realizada para aprofundar os estudos com a juventude rural e a suas respectivas comunidades sobre o tema “situação e a luta pela terra”. A partir das mediações pedagógicas, respaldadas na Pedagogia da Alternância, elas envolveram ao todo trinta e cinco estudantes do 3º ano da EFAS, suas famílias e comunidades. Esse trabalho embasou-se em estudo descritivo de natureza qualitativa no qual o caminho metodológico se deu por meio da aplicação das seguintes mediações pedagógicas: Plano de Estudo (PE); Colocação em Comum (CC) e Caderno da Realidade (CR). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e a pesquisa documental. Partindo da discussão da temática, os estudantes contextualizaram a base teórico-conceitual com as experiências das comunidades, e assim observaram de forma crítica as contradições existentes no seu contexto, despertando-os para a importância do reconhecimento e garantia do território pertencentes às comunidades tradicionais. Assim, essa experiência permitiu observar as contribuições da Pedagogia da Alternância e suas mediações pedagógicas na formação dos jovens de comunidades rurais enquanto pesquisadores, mobilizadores e agentes ativos transformadores da sua realidade.

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Biografía del autor/a

Júlio César Novais Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Luís Almeida Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia, Brasil; coordenador técnico de projeto sociais do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada, Bahia, Brasil.

Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia, Brasil.

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Publicado

2023-04-28

Cómo citar

SANTOS, J. C. N.; SANTOS, L. A.; MARINHO, C. M.; DUARTE, F. R. Educação e luta pela terra: a experiência com jovens do campo da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 42–60, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-66260. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66260. Acesso em: 23 nov. 2024.

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