A educação do campo no campo da educação popular

caminhos para efetivação de uma educação emancipadora

Autores

  • Jailson Batista dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Edineide Jezini Mesquita Araujo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48761

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação popular, Educação emancipatória

Resumo

O presente artigo emerge de discussões teóricas sobre a relação da educação do campo com a educação popular. O objetivo é apresentar alguns aspectos históricos, conceituais e metodológicos, e os princípios político-pedagógicos desses dois projetos educacionais, para compreensão sobre quais os caminhos necessários à efetivação da educação em uma perspectiva emancipadora. Nessa direção, apontamos os conceitos de emancipação, participação e controle social, como sendo importantes à fundamentação das discussões. A abordagem metodológica se constitui qualitativa, com característica bibliográfica e documental. Dentre as considerações finais, compreendemos que os caminhos para efetivação de uma educação emancipadora perpassam pelo envolvimento dos sujeitos nos processos formativos que a compõem. Nesse sentido, é necessário que os sujeitos envolvidos nesses processos pensem e reflitam coletivamente sobre as suas ações e, a partir dessa ação refletida, construam novas formas de resolução para os problemas da realidade.

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Biografia do Autor

Jailson Batista dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; bolsista CAPES; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB) e do Núcleo de Pesquisa em Educação Superior (NEPES/UFPB).

Edineide Jezini Mesquita Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutoramento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, com instância acadêmica na Universidade de Valência, Espanha; professora titular da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB)

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

SANTOS, J. B. dos; ARAUJO, E. J. M. A educação do campo no campo da educação popular: caminhos para efetivação de uma educação emancipadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 56–73, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48761. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48761. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais