A “pedagogia da indaga” e a construção de conhecimentos na extensão rural

fundamentos teórico-metodológicos na atuação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63880

Palavras-chave:

Extensão Rural, Educação Popular, Convivência com o Semiárido, IRPAA

Resumo

Este trabalho discute as práticas extensionistas desenvolvidas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), com o objetivo de analisar os fundamentos teórico-metodológicos que orientam as intervenções dessa organização junto a agricultores e agricultoras familiares no território Sertão do São Francisco, semiárido baiano. Com um aporte teórico-metodológico qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir de três processos metodológicos, inter-relacionados e complementares, sendo: a pesquisa bibliográfica, o levantamento em fontes primárias, e a entrevista semiestruturada, que privilegiaram a interação face a face com os sujeitos da pesquisa, sendo cinco agricultores/as, cinco técnicos/as extensionistas e dois coordenadores. A pesquisa evidenciou que as práticas desenvolvidas pelo IRPAA estão imbricadas com a própria sistematização, construção e compartilhamento da Convivência com o Semiárido. Nessa perspectiva, as intervenções realizadas pelo IRPAA fundamentam-se na própria trajetória histórica da organização, considerando sua emergência a partir das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, da educação popular e do enfrentamento do paradigma de combate à seca. Partindo da escuta, do conhecimento da realidade, da problematização e da participação, os processos metodológicos empreendidos pela organização buscam superar a trajetória histórica brasileira da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em sua vertente antieducativa, antidialógica e difusionista.

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Biografia do Autor

Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal do Sertão Pernambuco, Campus Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.

José Geraldo Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Agroecologia, Sociologia y Estudos Campesinos pela Universidade de Córdoba, Espanha; professor titular do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Everton Lazzaretti Picolotto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

MARINHO, C. M.; WIZNIEWSKY, J. G.; PICOLOTTO, E. L. A “pedagogia da indaga” e a construção de conhecimentos na extensão rural: fundamentos teórico-metodológicos na atuação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 97–119, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63880. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63880. Acesso em: 25 dez. 2024.