Educação popular e extensão rural

uma revisão da produção brasileira acerca dessa relação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69362

Palavras-chave:

Educação Popular, Extensao Rural, Vínculo, Agroecologia

Resumo

A relação entre educação popular e extensão rural é evidente em diversos textos que abordam a trajetória da extensão rural no Brasil e na América Latina. Em alguns casos, a extensão rural é apontada como influenciada pelo ideário da educação popular e, em outros, a educação popular é indicada como uma maneira de se fazer extensão rural. Por meio de uma revisão de literatura, mapeamos aportes acerca do vínculo entre ambas, tendo como recorte artigos científicos publicados em revistas, avaliados por pares e em língua portuguesa, recuperados nos seguintes repositórios: i) Periódicos Capes; ii) Google Acadêmico; iii) Web of Science; e iv) Scopus. Inicialmente, identificamos 19 publicações, as quais foram avaliadas com o intuito de selecionar as que de fato atendem o nosso objetivo. Ao final dessa análise, restaram oito artigos, os quais foram analisados e os resultados apresentados em nossa discussão. Foi possível concluir que a agroecologia é um ponto de encontro muito recorrente entre a extensão rural e a educação popular, em que majoritariamente se trabalha com intercâmbios, troca de saberes e construção coletiva do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Pires Gregolin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidad de la Cuenca del Plata, Argentina, instituição em que atua como professor pesquisador; professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil,  coordenador de Formação e Conteúdo na Cooperativa de Trabalho em Economia Solidária (UNITERRA).

Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Brasil. 

Referências

AKOBENG, A. K. Understanding systematic reviews and meta-analysis. Archives Disease in Childhood, London, v. 90, n. 8, p. 845-848, 2005. DOI 10.1136/adc.2004.058230. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1720526/. Acesso em: 15 set. 2022.

ALENCAR, E. Associativismo rural e participação. Lavras: UFLA; FAEPE, 1997.

ALENCAR, E. Intervenção tutorial ou participativa: dois enfoques da extensão rural. Cadernos de Administração Rural, Lavras, v. 2, n. 1, p. 23-24, 1990.

AMARAL JUNIOR, J. C. Concepções pedagógicas e modelos históricos de extensão rural: uma análise da ATER paranaense. Espaço Acadêmico, Maringá, v. 20, n. 224, p. 187-198, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52847. Acesso em: 15 set. 2022.

BORDENAVE, J. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos v. 318).

BRASIL. Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. Brasília, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12188.htm. Acesso em: 15 set. 2022.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. (org.). Agroecologia e extensão rural sustentável: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: IFRS, 2004.

CAPORAL, F. R. Bases para uma nova ATER pública. Extensão Rural, Santa Maria, n. 10, p. 1-20, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5546. Acesso em: 15 set. 2022.

CAPORAL, F. R. La extensión agraria del sector público ante los desafíos del desarrollo sostenible: el caso de Rio Grande do Sul, Brasil. 1998. 517 f. Tese (Doutorado em Agronomía) – Universidad de Córdoba, España, 1998.

CARRILLO, A. T. A educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 15-32.

COELHO, F. M. G. A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa: UFV, 2014.

CONTI, S.; VILLALBA, A. E.; LANDINI, F. P. Linkages between agricultural research and rural extension: key factors and approach proposals from a systematic literature review. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 62, n. 1, 2023. DOI 10.1590/1806-9479.2022.265087. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/vx7BDNPcTkR6Kj3L3QvDxQh/?lang=es. Acesso em: 15 set. 2022.

DAMBRÓS, O. O papel da extensão rural e a revolução verde: “uma política de Estado a serviço do capital”. In: DAMBRÓS, O.; ARL, V. Da extensão rural à construção social do conhecimento: um desafio para o desenvolvimento local sustentável. Laranjeiras do Sul: UFFS, 2015.

FARIA, A. A. C. A educação que constrói a agroecologia no Brasil: trajetórias de um vínculo histórico. 2017. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9900?locale=pt_BR. Acesso em: 15 set. 2022.

FIGUEIREDO, R. P. Extensão rural no Brasil: novos tempos. Revista Brasileira de Tecnologia, Brasília, v. 15, n. 4, 1984.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

MARINHO, C. M.; WIZNIEWSKY, J. G.; PICOLOTTO, E. L. A “pedagogia da indaga” e a construção de conhecimentos na extensão rural: fundamentos teórico-metodológicos na atuação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 97-119, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-63880. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63880. Acesso em: 15 set. 2022.

MARINHO, C. M. Agroecologia, convivência com o semiárido e extensão rural: um olhar sobre a experiência do IRPAA no território Sertão do São Francisco/BA. 2021. 356 f. Tese (Doutorado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23165. Acesso em: 15 set. 2022.

MARQUES, Z. V.; SOUSA, R. P.; ROSAL, L. F. Educação popular e agroecologia: contribuições para a construção da política de assistência técnica e extensão rural equitativa no Brasil. Extensão Rural, Santa Maria, v. 28, n. 1, 2022. DOI 10.5902/2318179662653. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/62653. Acesso em: 15 set. 2022.

MOREIRA, G. D. L. B.; FÁVERO, C. Materiais educativos para a comunicação com a agricultura camponesa na perspectiva da agroecologia. Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 2, p. 75-90, 2011. DOI 10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2488. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/2488. Acesso em: 15 set. 2022.

MUSSOI, E. M. Extensão rural: uma contribuição ao seu repensar. Revista Centro Ciências Rurais, Santa Maria, v. 15, n. 1, p. 37-50, 1985.

PALUDO, C. Educação popular. In: CALDART, R. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. 2. ed. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 280-285.

PEREIRA, J. R. Diagnóstico participativo: o método DRPE. Tubarão: Perito, 2017.

PETERSEN, P.; ALMEIDA, S. G. Rincões transformadores: trajetória e desafios do movimento agroecológico brasileiro: uma perspectiva a partir da Rede PTA. Rio de Janeiro: ASPTA, 2004.

PINTO, J. B. Extensión o educación: una disyuntiva crítica. Lima: IICA, 1973.

SCHÖNARDIE, P. A. Extensão ou educação? da extensão rural à educação dialógica do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 81-106, 2019. DOI 10.14393/rep-v18n22019-47086. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47086. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVA, F. L.; COSTA, M. A. T. S.; CAPORAL, F. R. Educação popular e direitos humanos: um diálogo com a realidade dos sujeitos sociais do assentamento Chico Mendes III, Zona da Mata pernambucana. Hum@nae, Santo Amaro, 2015. Disponível em: https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/510. Acesso em: 15 set. 2022.

SILVA, M. G. Educação popular e experiências educativas em agroecologia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 265-285, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-63075. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63075. Acesso em: 15 set. 2022.

TORRES-REGO, T. Extensão rural: perspectivas de Paulo Freire. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 30, n. 1, p. 85-99, 2022. DOI 10.17058/rea.v30i1.16041. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16041. Acesso em: 15 set. 2022.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003. DOI 10.1111/1467-8551.00375. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-8551.00375. Acesso em: 15 set. 2022.

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

GREGOLIN, M. R. P.; MARINHO, C. M. Educação popular e extensão rural: uma revisão da produção brasileira acerca dessa relação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 164–186, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69362. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69362. Acesso em: 23 nov. 2024.