Educação e luta pela terra

a experiência com jovens do campo da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-66260

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Juventude Rural, Defesa do Território

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever parte do processo formativo da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (EFAS). Trata-se de uma experiência realizada para aprofundar os estudos com a juventude rural e a suas respectivas comunidades sobre o tema “situação e a luta pela terra”. A partir das mediações pedagógicas, respaldadas na Pedagogia da Alternância, elas envolveram ao todo trinta e cinco estudantes do 3º ano da EFAS, suas famílias e comunidades. Esse trabalho embasou-se em estudo descritivo de natureza qualitativa no qual o caminho metodológico se deu por meio da aplicação das seguintes mediações pedagógicas: Plano de Estudo (PE); Colocação em Comum (CC) e Caderno da Realidade (CR). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e a pesquisa documental. Partindo da discussão da temática, os estudantes contextualizaram a base teórico-conceitual com as experiências das comunidades, e assim observaram de forma crítica as contradições existentes no seu contexto, despertando-os para a importância do reconhecimento e garantia do território pertencentes às comunidades tradicionais. Assim, essa experiência permitiu observar as contribuições da Pedagogia da Alternância e suas mediações pedagógicas na formação dos jovens de comunidades rurais enquanto pesquisadores, mobilizadores e agentes ativos transformadores da sua realidade.

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Biografia do Autor

  • Júlio César Novais Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

  • Luís Almeida Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia, Brasil; coordenador técnico de projeto sociais do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada, Bahia, Brasil.

  • Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

    Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, Brasil.

  • Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia, Brasil.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

SANTOS, Júlio César Novais; SANTOS, Luís Almeida; MARINHO, Cristiane Moraes; DUARTE, Francisco Ricardo. Educação e luta pela terra: a experiência com jovens do campo da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 42–60, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-66260. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66260. Acesso em: 18 abr. 2025.

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