Educação do campo
entre a expansão política e o Estado Neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art02Palavras-chave:
Educação do Campo, Neoliberalismo, Políticas EducacionaisResumo
Atualmente, destaca-se a expansão das políticas em educação do campo, consolidando um movimento de democratização com vistas a possibilitar que seus sujeitos tenham acesso à educação. Observa-se dificuldade dessas políticas se materializarem, tendo relação com o neoliberalismo no Estado brasileiro. Objetiva-se aqui investigar como esse movimento neoliberal se insere dentro das políticas de educação do campo. Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória, que utiliza uma abordagem qualitativa a partir da realização de revisão bibliográfica. Evidencia-se que poucos estudos apontam para a relação do movimento neoliberal e para o impacto nas políticas educacionais do campo, já que raramente os autores tratam desses dois temas de maneira direta. Os estudos indicam o aumento dos direitos educacionais voltados à educação do campo, assim como a intensificação dos processos neoliberais, como a descentralização da educação, ausência de recursos investidos pelo Estado, fechamentos de escolas do campo, ineficiência no alcance dos jovens e adultos do campo e expansão do agronegócio, fatos que inviabilizam a consolidação da educação do campo. Assim, faz-se necessário que se potencialize e se amplie as lutas dos trabalhadores para que as contradições do Estado neoliberal sejam expostas e para que se intensifique a luta para a efetivação das políticas educacionais.
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