Práticas educativas no cuidado integral à saúde mental na Atenção Básica
caminhos e obstáculos com base em uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-58128Palabras clave:
Saúde Mental, Sistemas de Apoio Psicossocial, Educação em Saúde, Integração Comunitária, Promoção da SaúdeResumen
Este estudo tem por objetivo desvelar possibilidades e obstáculos das práticas educativas no cuidado integral em saúde mental na Atenção Básica (AB), tendo como base a experiência de um grupo de encontro comunitário. Trata-se de estudo qualitativo com abordagem descritiva, caracterizado como sistematização de experiência, na qual foram utilizadas observação participante e relatos produzidos em diário de campo. Detalhou-se o grupo “Brincando com a Mente” e suas práticas educativas, com ênfase nas atitudes e procedimentos significativos no início da construção, bem como desafios e oportunidades na mobilização de redes de apoio para seu desenvolvimento. Constatou-se que as práticas educativas na AB configuram possibilidades para o desenvolvimento e consolidação da Rede de Atenção Psicossocial. O trabalho educativo orientado pela perspectiva freiriana da Educação Popular ofereceu, em nossa experiência, horizontes criativos para um cuidado integral em saúde mental. Houve dificuldades, como a falta de apoio matricial e o frágil aporte teórico-técnico da equipe no que tange às práticas educativas coletivas e comunitárias na AB. Contudo, foi possível valorizar abordagens em saúde mental que reconhecem a dinâmica da vida das pessoas, suas complexidades e lutas, bem como seus processos territoriais, incluindo as dimensões da política, da sociabilidade e da cultura popular.
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