Educação popular em saúde, arte e múltiplas linguagens

Autores/as

  • Vera Lúcia de Azevedo Dantas Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
  • César Augusto Paro Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-8447-9586
  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56011

Palabras clave:

Arte, Linguagens, Sensível, Emancipação, Educação Popular em Saúde

Resumen

Era uma vez um texto-provocação construído por seis mãos. Essas mãos pertenciam a três corações e a três mentes de três seres que vinham experimentando em seu cotidiano acadêmico-profissional a potência do sensível. Encharcadas de alegria e afetos, essas mãos teciam algumas reflexões sobre as potencialidades da arte e das múltiplas linguagens no campo da Educação Popular em Saúde e a contribuição dos investimentos na dimensão estética para a ampliação das possibilidades de ação, de produção de conhecimentos e de desvelamento de processos de ensino e de aprendizagens com olhar crítico, participativo, emancipador e, sobretudo, criativo, inclusivo e amoroso. Em diálogo com outros artistas, filósofos e educadores, ensaiavam, ora proseando, ora versificando, sobre alguns desafios que rondam esta intersecção, mas também a potência dessa mistura. Fim! – Ou, na verdade, como você leitor/a vai ver ao final: Fim que sai para dar passagem para uns vários outros tantos começos!

 

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Biografía del autor/a

Vera Lúcia de Azevedo Dantas, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; médica da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil; integrante do Coletivo Gestor do Espaço Ekobé e do Núcleo de Coordenação do GT EPS/ABRASCO.

César Augusto Paro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, com período sanduíche na Seção de Saúde Global da Universidade de Copenhagen, Dinamarca; integrante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) e do GT EPS/ABRASCO.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas na mesma instituição; integrante do GT EPS/ABRASCO.

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

DANTAS, V. L. de A. .; PARO, C. A. .; CRUZ, P. J. S. C. . Educação popular em saúde, arte e múltiplas linguagens. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 298–311, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56011. Acesso em: 21 nov. 2024.

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