Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola
diálogos e reflexões a partir da Educação Popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48889Palavras-chave:
Educação popular, Paulo Freire, Participação, Contexto escolarResumo
Este ensaio trata-se de um exercício crítico que busca refletir sobre as possibilidades e contextos para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola a partir das contribuições advindas do legado freiriano. Para tanto, caracteriza inicialmente a noção de participação em um contexto mais geral e também na educação em específico, e, posteriormente, trava um diálogo com a compreensão ético-crítico-político de educação de Paulo Freire, destacando seus aportes sobre participação, engajamento, mobilização, democracia e cidadania. Finaliza trazendo problematizações para subsidiar transformações no cotidiano escolar com vistas a uma participação cidadã, em que se aponta a necessidade de se rever a própria noção de escola, a missão educacional, a perspectiva pedagógica adotada nas práticas de ensino-aprendizagem e a visão que se tem do educando.
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