Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola

diálogos e reflexões a partir da Educação Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48889

Palavras-chave:

Educação popular, Paulo Freire, Participação, Contexto escolar

Resumo

Este ensaio trata-se de um exercício crítico que busca refletir sobre as possibilidades e contextos para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola a partir das contribuições advindas do legado freiriano. Para tanto, caracteriza inicialmente a noção de participação em um contexto mais geral e também na educação em específico, e, posteriormente, trava um diálogo com a compreensão ético-crítico-político de educação de Paulo Freire, destacando seus aportes sobre participação, engajamento, mobilização, democracia e cidadania. Finaliza trazendo problematizações para subsidiar transformações no cotidiano escolar com vistas a uma participação cidadã, em que se aponta a necessidade de se rever a própria noção de escola, a missão educacional, a perspectiva pedagógica adotada nas práticas de ensino-aprendizagem e a visão que se tem do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíula Luiza Rezende Campos, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil.

César Augusto Paro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) e do Grupo de Trabalho em Educação Popular em Saúde – Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EPS-ABRASCO).

Referências

ARNSTEIN, S. P. A ladder of citizen participation. Journal of the American Planning Association, v. 35, n. 4, p. 216-224, 1969. Doi: 10.1080/01944366908977225.

BARROSO, J. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1995.

BORDENAVE, J. E. D. O que é participação? 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Seção 1. 26 jun. 2014, p. 1.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

FREIRE, P. Política e educação. 8. ed. Indaiatuba: Villa das Letras, 2007.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016a.

FREIRE, P. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016b.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016c.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016d.

FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução de Lilian Lopes Martin. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016e.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SCOCUGLIA, A. C. Origens e prospectiva do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 25-37, 1999. Doi: 10.1590/S1517-97021999000200003.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Apresentação. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 15-22.

WEYH, C. Participação. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 302-303.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

CAMPOS, F. L. R.; PARO, C. A. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola: diálogos e reflexões a partir da Educação Popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 255–267, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48889. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48889. Acesso em: 24 nov. 2024.