Reflexões sobre possibilidades e desafios da educação popular como referencial para o trabalho de residentes em Medicina de Família e Comunidade

Autores/as

  • Bruno Oliveira Carreiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47275

Palabras clave:

Educação Popular, Medicina de Família e Comunidade, Residência Médica, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde

Resumen

O presente trabalho analisa possibilidades e desafios da Educação Popular (EP) como referencial para o trabalho médico no contexto da Residência de Medicina de Família e Comunidade. É um estudo do tipo compreensivo e interpretativo, realizado em João Pessoa, Paraíba, Brasil, com residentes do segundo ano da Residência de Medicina de Família e Comunidade, vinculada à Universidade Federal da Paraíba, por meio da metodologia de grupo de discussão. Os resultados evidenciaram potencialidades agregadas pela EP ao trabalho médico, como construção compartilhada de conhecimento, o trabalho integrado com agentes comunitários de saúde e com outros profissionais, bem como o estabelecimento dos grupos comunitários e das consultas médicas como espaços educativos. Emergiram obstáculos para a prática da EP como: pressão assistencial elevada e conflitos com modelos de gestão centrados preponderantemente na prestação de atendimento ambulatorial. Conclui-se que a EP é uma estratégia presente no cotidiano de trabalho dos residentes, mas sua implementação sofre dificuldades a serem superadas para real efetivação como ferramenta potencializadora do trabalho médico.

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Biografía del autor/a

Bruno Oliveira Carreiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; médico-área Medicina de Família e Comunidade, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Brasil. 

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (Educação Popular) pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB); membro da Coordenação do Grupo Temático (GT) de Educação Popular em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

CARREIRO, B. O.; CRUZ, P. J. S. C. Reflexões sobre possibilidades e desafios da educação popular como referencial para o trabalho de residentes em Medicina de Família e Comunidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 209–228, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47275. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47275. Acesso em: 22 dic. 2024.

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