Educação em práticas cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-art02Palabras clave:
Movimento Cooperativo, Práticas Cooperativas, Educação para Cooperação, Educação Popular, TrabalhoResumen
O movimento cooperativo moderno, historicamente, está relacionado com a luta pela valorização do trabalho de seus integrantes, no contexto das relações de mercado. No entanto, além disso, no espaço da organização cooperativa, fazem-se presentes questões sociais, políticas e culturais, que podem acolher processos educativos e de aprendizagem. Associados se educam e aprendem nas relações sociais e econômicas da cooperação. Existem diferentes práticas e ações de educação nas organizações cooperativas, muitas vezes, diluídas em suas práticas associativas. Neste artigo, especificamente, interessa a reflexão, que tem suas raízes em vivências e experiências, sobre a relação entre cooperação e educação. O texto é oriundo de reflexões teórico-críticas a partir da experiência de atuação dos autores durante décadas junto a organizações cooperativas.
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