Educação em práticas cooperativas

Authors

  • Walter Frantz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Paulo Alfredo Schönardie Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-art02

Keywords:

Movimento Cooperativo, Práticas Cooperativas, Educação para Cooperação, Educação Popular, Trabalho

Abstract

O movimento cooperativo moderno, historicamente, está relacionado com a luta pela valorização do trabalho de seus integrantes, no contexto das relações de mercado. No entanto, além disso, no espaço da organização cooperativa, fazem-se presentes questões sociais, políticas e culturais, que podem acolher processos educativos e de aprendizagem. Associados se educam e aprendem nas relações sociais e econômicas da cooperação. Existem diferentes práticas e ações de educação nas organizações cooperativas, muitas vezes, diluídas em suas práticas associativas. Neste artigo, especificamente, interessa a reflexão, que tem suas raízes em vivências e experiências, sobre a relação entre cooperação e educação. O texto é oriundo de reflexões teórico-críticas a partir da experiência de atuação dos autores durante décadas junto a organizações cooperativas.

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Author Biographies

Walter Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Walter Frantz possui Graduação em Ciências Naturais e Pedagogia pela Unijuí e Doutorado em Ciências Educativas pela Westfälische-Wilhelms-Universität Münster - WWU na Alemanha.

Paulo Alfredo Schönardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Paulo Alfredo Schönardie possui Licenciatura em História e Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí, Doutorado (Dr. phil.) em Ciências Sociais pela Universität Hamburg - UHH na Alemanha. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Educação com Bolsa PNPD/Capes na Unijuí. Participa de Movimentos pela educação do campo. 

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Published

2017-01-03

How to Cite

FRANTZ, W.; SCHÖNARDIE, P. A. Educação em práticas cooperativas. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 19–34, 2017. DOI: 10.14393/rep-v15n22016-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34097. Acesso em: 23 dec. 2024.