Extensão ou educação?

da extensão rural à educação dialógica do campo

Autores

  • Paulo Alfredo Schönardie Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47086

Palavras-chave:

Educação, Educação do Campo, Extensão Rural, Campesinato, Recampesinização

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas de extensão rural a partir dos conceitos de campesinato, de educação do campo, dos paradigmas agrários da modernização e da recampesinização, da prática de Tschajanow e do pensamento de Freire, indicando caminhos de busca por um modelo de extensão rural enraizado na perspectiva pedagógica da educação dialógica do campo. A extensão rural é uma realidade histórica, que se apresenta como um processo educativo. Historicamente as práticas da extensão rural tomaram duas direções distintas: como instrumento educativo impositivo e domesticador protagonizado pela modernização da agricultura, ou como modelo dialógico libertador, pelo protagonismo do campesinato. Metodologicamente a reflexão é apresentada em forma de estudo teórico, embasado, de forma geral, nas práticas históricas de extensão rural. Conclusivamente, se observa que praticando a extensão rural de forma dialógica, a condição camponesa se afirma

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Biografia do Autor

Paulo Alfredo Schönardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; coordenador do Polo Universitário Federal de Três de Maio - UFSM, UFRGS, Furg, UFPEL, Unipampa e IFSul.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

SCHÖNARDIE, P. A. Extensão ou educação? da extensão rural à educação dialógica do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 81–106, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47086. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47086. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais