A constituição de saberes e sujeitos coletivos em atividades de catação de materiais recicláveis

Autores

  • Nadia Scariot Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Walter Frantz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-4528-7389

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58030

Palavras-chave:

Catadores de materiais recicláveis, Emancipação social, Histórias de vida, Saberes profissionais, Socialização profissional

Resumo

O artigo foi elaborado a partir de um contexto de pesquisa, vinculada a estudos de pós-graduação. Buscou-se identificar saberes profissionais e emancipatórios em atividades coletivas de catação, seleção e comercialização de materiais recicláveis. Em termos amplos, orientou-se pela hipótese de que esses saberes contribuem, através do processo de socialização profissional, para a  organização cooperativa, isto é, para as novas relações entre as/os catadoras/os e, consequentemente, possibilitam empoderamento nas relações de mercado e maior autonomia em relação ao seu trabalho, levando-os a se afirmarem como sujeitos coletivos de poder pela associação e cooperação. No processo de produção de dados para análise e interpretação, fez-se uso da metodologia de “histórias de vida”, realizando três entrevistas com o auxílio de questões semiestruturadas. Trata-se de uma abordagem da realidade social vivida pelos sujeitos pesquisados e a possibilidade de transformação dessa realidade pelos próprios sujeitos envolvidos no processo. Tendo a educação popular como método e práticas educativas de aprendizagem, os catadores de materiais recicláveis constituíram saberes profissionais e socialização profissional, possibilitando-lhes maior autonomia de trabalho e emancipação social.

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Biografia do Autor

Nadia Scariot, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; período sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal; professora da rede pública municipal de Santana de Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil.

Walter Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências Educativas (Sociologia, Pedagogia, Ciências Políticas) pela University of Münster, Alemanha; estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

SCARIOT, N.; FRANTZ, W. A constituição de saberes e sujeitos coletivos em atividades de catação de materiais recicláveis . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 160–181, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58030. Acesso em: 18 dez. 2024.