A constituição de saberes e sujeitos coletivos em atividades de catação de materiais recicláveis
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-58030Palavras-chave:
Catadores de materiais recicláveis, Emancipação social, Histórias de vida, Saberes profissionais, Socialização profissionalResumo
O artigo foi elaborado a partir de um contexto de pesquisa, vinculada a estudos de pós-graduação. Buscou-se identificar saberes profissionais e emancipatórios em atividades coletivas de catação, seleção e comercialização de materiais recicláveis. Em termos amplos, orientou-se pela hipótese de que esses saberes contribuem, através do processo de socialização profissional, para a organização cooperativa, isto é, para as novas relações entre as/os catadoras/os e, consequentemente, possibilitam empoderamento nas relações de mercado e maior autonomia em relação ao seu trabalho, levando-os a se afirmarem como sujeitos coletivos de poder pela associação e cooperação. No processo de produção de dados para análise e interpretação, fez-se uso da metodologia de “histórias de vida”, realizando três entrevistas com o auxílio de questões semiestruturadas. Trata-se de uma abordagem da realidade social vivida pelos sujeitos pesquisados e a possibilidade de transformação dessa realidade pelos próprios sujeitos envolvidos no processo. Tendo a educação popular como método e práticas educativas de aprendizagem, os catadores de materiais recicláveis constituíram saberes profissionais e socialização profissional, possibilitando-lhes maior autonomia de trabalho e emancipação social.
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