A educação popular em tessitura com as políticas públicas

ponderando estranhamentos e possibilidades

Autores

  • Paulo Alfredo Schönardie Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art02

Palavras-chave:

Educação Popular, Política Pública, Autonomia, Bases Histórico-conceituais da Educação Popular, Educação do Campo

Resumo

A educação popular se constrói histórica e organicamente, na América Latina, estreitamente associada à  conjuntura social e política. Ela se apresenta como um movimento que produz um pensamento pedagógico latino-americano, em que sujeitos e coletivos elaboram experiências educativas com intencionalidade emancipatória, construindo autonomia, tornando-se sujeitos de sua história. Na atualidade, é desafiada pelo seu reconhecimento como política pública através de um marco de referência, que é aqui apresentado e criticamente analisado. Com o marco de referência surgem estranhamentos e possibilidades para a educação popular. Pela apresentação de paralelos com a educação do campo, com a pedagogia social e com a educação em saúde, que compartilham fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos com a educação popular, são percebidos seus possíveis caminhos na condição de política pública. O texto culmina ponderando estranhamentos e possibilidades que se apresentam à educação popular agora que ela possui o respaldo de penetrar nos espaços oficiais de educação e política, podendo humanizá-los.

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Biografia do Autor

Paulo Alfredo Schönardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Paulo Alfredo Schönardie possui Licenciatura em História e Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí, Doutorado (Dr. phil.) em Ciências Sociais pela Universität Hamburg - UHH na Alemanha. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Educação com Bolsa PNPD/Capes na Unijuí. Atua como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da Unijuí.

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

SCHÖNARDIE, P. A. A educação popular em tessitura com as políticas públicas: ponderando estranhamentos e possibilidades. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 28–44, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40800. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais