A ESCUTA DO OLHAR NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETACULO PALHACESCO “DORMENTE”.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar a experiência do processo de criação do espetáculo palhacesco “Dormente” criado durante o estágio de Pós-Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação da FEF-Unicamp ( grupo de Pesquisa Circus) entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020.  Investigação teórico-prática com base na noção denominada “Escuta do olhar”  no campo da comicidade com uma fundamentação teórica multidisciplinar (Puccetti, 2000; Wuo, 2009, 2019, 2022; Sperber, 2012; Breton, 2016); Deleuze & Guatarri, 1995). O método de abordagem foi a cartografia (ROLNIK, 1989).  O processo que gerou o espetáculo “Dormente" consolida o conceito da "escuta do olhar" como uma perspectiva metodológico-conceitual à atuação e pesquisa cênica.

Biografia do Autor

  • Ana Elvira Wuo, Universidade Federal de Uberlandia

    Professora adjunta curso de teatro- Iarte

  • Marco Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física.

    Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física - Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (2000), Doutorado - Universidade de Lleida / Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha (2004) e Livre Docente (Professor Associado) FEF-UNICAMP (2016). Estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (Portugal) (2010-2011) e na Universidade de Manitoba (Canadá, 2018). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha, 2011), Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017), Univ. de la República (Uruguai, 2022) e Univ. Concordia (Canadá, 2023). Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-05). DRT Artista de Circo 0056352/SP. Professor MS5.2 (Associado - Livre Docente) do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Membro do Comitê de Ginástica para Todos (GPT 2012-24) e Presidente da Comissão de Educação (2017-24) da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Membro do Conselho da Plataforma de Pesquisa em Circo (CARP) e Pesquisador Associado do CRITAC (Escola Nacional de Circo de Montreal - Canadá). Pesquisa na área das Artes Cênicas, Educação e Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: pedagogia e segurança das atividades circenses; cultura de treinamento da ginástica artística; formação em Ginástica para Todos; Tecnologias elásticas e formação de acrobatas. Tem as pesquisas fundamentadas principalmente na Praxiologia Motriz, Antropologia, Pedagogia e Sociologia.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

Como Citar

A ESCUTA DO OLHAR NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETACULO PALHACESCO “DORMENTE”. (2025). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 12(2), 107-127. https://doi.org/10.14393/