ESCOLAS NACIONAIS DE CIRCO

DEBATENDO A FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E NO CANADÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Resumo

O circo se tornou um espaço que trocou, incorporou e recriou diversos elementos culturais, sociais, artísticos, tecnológicos e políticos. O presente artigo debate o uso da tecnologia e do conhecimento científico na formação de artistas de circo na Escola Nacional de Circo no Brasil e no Canadá. Caracteriza-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, com observação direta e entrevistas com 13 profissionais das instituições. A partir dos dados coletados, das análises e da triangulação dos dados, aprofundamos em quatro categorias temáticas. Inferimos que a proximidade de grandes companhias circenses profissionais e empresas do setor e um maior investimento e infraestrutura facilitam o acesso às inovações tecnológicas e científicas. Entretanto, mantém-se um saber empírico quando abordado o treinamento corporal.

Biografia do Autor

  • Marco Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Estadual de Campinas, professor do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física. Doutorado pela Universidade de Lleida na Espanha. Livre Docente (Professor Associado) FEF-UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Universidade de Manitoba (Canadá). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Univ. de la República (Uruguai) e Univ. Concordia (Canadá). Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-05). DRT Artista de Circo 0056352/SP. Pesquisador Associado do CRITAC (Escola Nacional de Circo de Montreal - Canadá).

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Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

Como Citar

ESCOLAS NACIONAIS DE CIRCO: DEBATENDO A FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E NO CANADÁ. (2025). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 12(2), 29-48. https://doi.org/10.14393/