ESCOLAS NACIONAIS DE CIRCO
DEBATENDO A FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E NO CANADÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/Resumen
El circo se convirtió en un espacio que intercambiaba, incorporaba y recreaba diversos elementos culturales, sociales, artísticos, tecnológicos y políticos. Este artículo analiza el uso de la tecnología y el conocimiento científico en la formación de artistas circenses en la Escuela Nacional de Circo de Brasil y Canadá. Caracterizase por una investigación cualitativa, con observación directa y entrevistas a 13 profesionales de las instituciones. A partir de los datos recopilados, del análisis y de la triangulación de datos, profundizamos en cuatro categorías temáticas. Inferimos que la proximidad de grandes empresas circenses profesionales y del sector y una mayor inversión e infraestructura facilitan el acceso a las innovaciones tecnológicas y científicas. Sin embargo, aún quedan conocimientos empíricos a la hora de abordar el entrenamiento corporal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).