APRESENTAÇÃO - Circo, círculo, movimento, passagens

Autores

  • Diocelio Barbosa UFBA
  • Maria Carolina Vasconcelos Oliveira UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Resumo

O circo traz em sua história a característica da itinerância e do hibridismo e, portanto, do movimento, da transformação. O circo atravessa a modernidade, chega na contemporaneidade e se torna cada vez mais plural. Diversos modos de produção passam a ser nomeados – por exemplo, circos clássicos, circos novos, circos contemporâneos, circos de rua, entre tantos outros possíveis – e cada um deles se desdobra em diferentes poéticas, modos de fazer e modos de ensinar.  Não raro, pesquisadoras, pesquisadores, artistas, públicos, aprendizes, perguntam-se sobre o que liga tamanha diversidade de experiências: onde estaria o denominador comum do circo, afinal? Se abrirmos mão da tentativa de uma definição essencialista, enxergamos que o fio que conecta as tantas expressões a que nomeamos como circo no decorrer dos anos é justamente o da diversidade. Fazendo esse volteio, talvez sejamos acusados de cair em circularidade, mas isso não é problema para nós, que fomos criados no círculo e prezamos por ele. 

Downloads

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

Como Citar

APRESENTAÇÃO - Circo, círculo, movimento, passagens. (2025). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 12(2). https://doi.org/10.14393/