APRESENTAÇÃO - Circo, círculo, movimento, passagens
DOI:
https://doi.org/10.14393/Resumo
O circo traz em sua história a característica da itinerância e do hibridismo e, portanto, do movimento, da transformação. O circo atravessa a modernidade, chega na contemporaneidade e se torna cada vez mais plural. Diversos modos de produção passam a ser nomeados – por exemplo, circos clássicos, circos novos, circos contemporâneos, circos de rua, entre tantos outros possíveis – e cada um deles se desdobra em diferentes poéticas, modos de fazer e modos de ensinar. Não raro, pesquisadoras, pesquisadores, artistas, públicos, aprendizes, perguntam-se sobre o que liga tamanha diversidade de experiências: onde estaria o denominador comum do circo, afinal? Se abrirmos mão da tentativa de uma definição essencialista, enxergamos que o fio que conecta as tantas expressões a que nomeamos como circo no decorrer dos anos é justamente o da diversidade. Fazendo esse volteio, talvez sejamos acusados de cair em circularidade, mas isso não é problema para nós, que fomos criados no círculo e prezamos por ele.
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