A PALHAÇA COMO COLCHA DE RETALHOS

quarenta e um anos de processo criativo – Daiani Brum entrevista Profa. Val de Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Resumo

Trata-se do registro de uma entrevista concedida pela Profa. Val de Carvalho, no dia 15 de outubro de 2023, via chamada de vídeo e áudio, com duração de cinquenta e quatro minutos. A entrevista, semiestruturada, foi coletada por gravação de voz da entrevistada, transcrita e referenciada pela entrevistadora, neste trabalho que compõe seus resultados parciais de Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), via bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ), chamada 25/2021, e supervisionado pela Profa. Dra. XXX. Nesta entrevista, Val de Carvalho narra suas experiências de quarenta e um anos como palhaça, especialmente no contexto do Circo, afirmando perceber seu trabalho como uma colcha de retalhos em eterna construção.

Biografia do Autor

  • Daiani Cezimbra Brum, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum é palhaça e doutoranda em Teatro (UDESC). Dedica-se à atuação palhacesca hospitalar junto ao grupo Doutores Risonhos (Chapecó, SC), à criação artística autoral com a Cia Lunáticas de Palhaças (Florianópolis, SC), às ações artísticas, teóricas, formativas e de pesquisa na área de Artes Cênicas. Tem experiência em interpretação teatral, máscaras, iluminação cênica, pesquisa e palhaçaria com ênfase na atuação de mulheres e nas poéticas dos contextos hospitalares.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

Como Citar

A PALHAÇA COMO COLCHA DE RETALHOS: quarenta e um anos de processo criativo – Daiani Brum entrevista Profa. Val de Carvalho. (2025). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 12(2), 138-150. https://doi.org/10.14393/