O TEATRO DE RUA DE MATRIZ CIRCENSE:

um exemplar do Norte do Brasil

Autores

  • Adailtom Alves Teixeira Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Resumo

Ao tomar a hipótese de um palhaço que vai às ruas, discutidas por Rafael Barros (2022) em diálogo com Chacovachi, o artigo apresenta o coletivo Teatro Ruante de Porto Velho/RO e um de seus espetáculos, Cabaré Ruante, em sua última versão. O citado trabalho, tem servido tanto a experimentos cênicos como para processos de aprendizagens de novos integrantes no grupo. A contraposição das cenas criadas, bem como a ordem das mesmas com as proposições de Barros, confirmou que os procedimentos esteve presente no jogo das palhaças na estruturação de seu espetáculo.

Biografia do Autor

  • Adailtom Alves Teixeira, Universidade Federal de Rondônia
    Professor de teatro no Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia; Graduado em História, Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp; membro do Núcleo Paulistano de Fazedores e Pesquisadores em Teatro de Rua; membro do GT Artes Cênicas na Rua da ABRACE; ator e diretor teatral.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

Como Citar

O TEATRO DE RUA DE MATRIZ CIRCENSE: : um exemplar do Norte do Brasil. (2025). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 12(2), 128-137. https://doi.org/10.14393/