Reflexos de experiências docentes na Terceira Idade:
Narrativas em Telecolaboração
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v41-2025-3Palavras-chave:
Memória, Envelhecimento, Docência, Telecolaboração, Pesquisa narrativaResumo
O capitalismo impõe que os sujeitos sejam valorizados pelo trabalho. Assim, ao saírem deste ciclo, os idosos são, em maioria, marginalizados. Para contornar tal situação, muitos buscam memorar suas práticas como modo de satisfação e prestígio. Dado o exposto, apresentamos um recorte de uma investigação que visou estabelecer práticas telecolaborativas entre professoras aposentadas e alunos universitários estrangeiros. Baseados nos estudos de experiência, narrativa e telecolaboração, analisamos relatos orais das participantes. Neste artigo, focalizamos os excertos nos quais a memória laboral foi o cerne do diálogo, justificado, como estratégia da problemática exposta. Buscamos, na observação das narrativas, formas de compreender como as memórias de trabalho das idosas foram apresentadas e como colaboraram para as discussões intergeracionais. Observamos que revisitar suas antigas ocupações pôde trazer regozijo e (auto)valorização para as mesmas. Entendemos que o presente artigo potencializa os estudos de envelhecimento, ao propor uma visão ativa e positiva dos sujeitos idosos.
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