Reflexos de experiências docentes na Terceira Idade:

Narrativas em Telecolaboração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v41-2025-3

Palavras-chave:

Memória, Envelhecimento, Docência, Telecolaboração, Pesquisa narrativa

Resumo

O capitalismo impõe que os sujeitos sejam valorizados pelo trabalho. Assim, ao saírem deste ciclo, os idosos são, em maioria, marginalizados. Para contornar tal situação, muitos buscam memorar suas práticas como modo de satisfação e prestígio. Dado o exposto, apresentamos um recorte de uma investigação que visou estabelecer práticas telecolaborativas entre professoras aposentadas e alunos universitários estrangeiros. Baseados nos estudos de experiência, narrativa e telecolaboração, analisamos relatos orais das participantes. Neste artigo, focalizamos os excertos nos quais a memória laboral foi o cerne do diálogo, justificado, como estratégia da problemática exposta. Buscamos, na observação das narrativas, formas de compreender como as memórias de trabalho das idosas foram apresentadas e como colaboraram para as discussões intergeracionais. Observamos que revisitar suas antigas ocupações pôde trazer regozijo e (auto)valorização para as mesmas. Entendemos que o presente artigo potencializa os estudos de envelhecimento, ao propor uma visão ativa e positiva dos sujeitos idosos.

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Biografia do Autor

  • Victor César de Oliveira, Unesp

    Mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente. Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela UNESP/Assis (2019) em que foi bolsista CNPq (2018 e 2019) e em Pedagogia (2023). Atua junto aos grupos "InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): Línguas Estrangeiras para Todos" e ao projeto "O desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente". Tem experiência na área de Letras, com ênfase e interesse em educação e linguística aplicada, principalmente nos seguintes temas: Colaborações online, TDICs, Terceira Idade e inclusão educacional, Metodologias e práticas de ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

  • Rozana Aparecida Lopes Messias, Unesp

    Livre docente em Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNESP (2022). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista FFC Marília-SP (2009); mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista FCL-Assis-SP Filho (2003); pós-Doutorado em Educação pela Georgetown University- Washington DC - EUA, junto ao Spanish and Portuguese Department (2017-2018 - FAPESP- processo 2017/02937-0). Atua como professora de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e Estágio Supervisionado na UNESP-Assis. Atua como líder do Grupo de Pesquisa: Interação Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (InViTe) e faz parte do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior. Pertence ao quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação (PPGE)-FCT/UNESP- Presidente Prudente. Na FCL-UNESP/Assis exerce a função de coordenadora do Programa de extensão Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (PROEC), participa da coordenação de atividades de Teletandem e Telecolaboração com universidades estrangeiras. No âmbito dos programas de Ensino, atuou como coordenadora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2013 a 2017 e, desde 2018 a 2024 coordenou um núcleo do Programa Residência Pedagógica Multidisciplinar de Línguas Estrangeiras (Inglês, espanhol, Alemão e Francês. É pesquisadora responsável pelos projetos (CNPq- 0537620/2019) O desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente e do projeto de pesquisa de colaboração internacional ( CNPq- 43440-2023-9 ) Tecolaboração e Teletandem na universidade: uma rede de produção de conhecimento, em parceria com os campi da Unesp Araraquara, São José do Rio Preto e Presidente Prudente; Universidade Federal de Campina Grande (PB), Universidade Regional do Cariri (CE), Georgetown University (EUA), UNAM (México) e Unisalento (Itália). Atua, principalmente, com os seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Telecolaboração e Formação de Professores; Extensão Universitária: formação e ensino; metodologia de ensino de línguas. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

25-11-2025

Edição

Seção

Envelhecimento na Contemporaneidade: desafios e potencialidades

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Como Citar

Reflexos de experiências docentes na Terceira Idade:: Narrativas em Telecolaboração. Letras & Letras, Uberlândia, v. 41, n. único, p. p. 1–18 | e04103, 2025. DOI: 10.14393/LL63-v41-2025-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/74544. Acesso em: 6 dez. 2025.

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