Migrantes haitianos no sul do Brasil
Ideologias linguísticas em práticas linguísticas numa aula de Português Língua Adicional
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-10Palavras-chave:
Ideologias linguísticas, Português Língua Adicional, Novos fluxos migratórios, Migrantes haitianos, RacismoResumo
Desde 2010, estatísticas oficiais têm mostrado que a migração Sul-Sul tem crescido e se diversificado no Brasil. Tendo em vista esses novos fluxos migratórios, para tratar da complexidade sociolinguística no contexto atual de globalizações, mobilizo a perspectiva de superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT, 2012) e reflito sobre alguns processos sociolinguísticos implicados neste contexto de migração global (GAL, 2006; BLOMMAERT, 2008). Meu objetivo neste texto é refletir sobre ideologias linguísticas num contexto multilíngue de ensino de língua portuguesa como língua adicional para migrantes em processo de migração recente. O foco da análise é uma das aulas da qual participaram sete estudantes haitianos. O ponto central deste texto pode ser resumido na seguinte pergunta: Que ideologias linguísticas estão presentes nas práticas de linguagem nesse contexto educativo? Este artigo está organizado em três partes, seguidas pelas considerações finais: apresentação do contexto histórico, dos conceitos teóricos e da análise de dados, gerados etnograficamente.
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