Migrantes haitianos no sul do Brasil

Ideologias linguísticas em práticas linguísticas numa aula de Português Língua Adicional

Autores

  • Cloris Porto Torquato Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-10

Palavras-chave:

Ideologias linguísticas, Português Língua Adicional, Novos fluxos migratórios, Migrantes haitianos, Racismo

Resumo

Desde 2010, estatísticas oficiais têm mostrado que a migração Sul-Sul tem crescido e se diversificado no Brasil. Tendo em vista esses novos fluxos migratórios, para tratar da complexidade sociolinguística no contexto atual de globalizações, mobilizo a perspectiva de superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT, 2012) e reflito sobre alguns processos sociolinguísticos implicados neste contexto de migração global (GAL, 2006; BLOMMAERT, 2008). Meu objetivo neste texto é refletir sobre ideologias linguísticas num contexto multilíngue de ensino de língua portuguesa como língua adicional para migrantes em processo de migração recente. O foco da análise é uma das aulas da qual participaram sete estudantes haitianos. O ponto central deste texto pode ser resumido na seguinte pergunta: Que ideologias linguísticas estão presentes nas práticas de linguagem nesse contexto educativo? Este artigo está organizado em três partes, seguidas pelas considerações finais: apresentação do contexto histórico, dos conceitos teóricos e da análise de dados, gerados etnograficamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASKER, A.; MARTIN-JONES, M. ‘A classroom is not a classroom if students are talking to me in Berber’: language ideologies and multilingual resources in secondary school English classes in Libya. Language and Education, v. 27, n. 4, p. 343-355, 2013. http://dx.doi.org/10.1080/09500782.2013.788189

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BLACKLEDGE, A. AND CREESE, A. Multilingualism: a critical perspective. London: Continuum, 2010.

BLOMMAERT, J. Citizenship, language & superdiversity: Towards complexity. Working Papers in Urban Language & Literacies. Paper 95, 2012.

BLOMMAERT, J. Language, asylum, and the national order. Working Papers in Urban Language & Literacies. Paper 50. 2008.

BLOMMAERT J. Language Ideology. In: BROWN, K. (Ed.). Encyclopedia of Language & Linguistics, Second Edition. Oxford: Elsevier, 2006. v. 6, p. 510-522. https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/03029-7

CAVALCANTI, L. Novos fluxos migratórios: haitianos, senegaleses e ganeenses no mercado de trabalho brasileiro. In: GEDIEL, J. A. P.; GODOY, G. G. (Ed.). Refúgio e hospitalidade. Curitiba: Kairós Edições, 2016.

CAVALCANTi, Marilda. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013.

CREESE, A.; BLACKLEDGE, A. Towards a sociolinguistics of superdiversity. Zeitschrift für Erziehungswiss, v. 13, p. 549–572, 2010. https://doi.org/10.1007/s11618-010-0159-y

GAL, S. Migration, minorities and multilingualism: language ideologies in Europe. In: MAR-MOLINERO, C.; STEVENSON, P. Language ideologies, policies and practices: Language and the future of Europe. New York: Palgrave Macmillan, 2016.

HORNBERGER, N. Frameworks and models in language policy and planning. In: RICENTO, T. (Ed.). An introduction to language policy: Theory and method. Oxford: Blackwell, 2006.

HORNBERGER, N. Multilingual education policy and practice: Ten certainties (grounded in indigenous experience). Working Papers in Educational Linguistics, v. 24, n. 2, p. 1-18, 2009.

IRVINE, J, T.; GAL, S. Language ideology and linguistic differentiation. In: KROSKRITY, P. V. (Ed.). Regimes of language: ideologies, polities, and identities. Santa Fé, New Mexico: School of American Research Press, 2000.

KROSKRITY, P. Language ideologies. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion to linguistic anthropology. Oxford: Blackwell, 2004. https://doi.org/10.1002/9780470996522.ch22

McCARTY, T. L. Entry into conversation. Introducing ethnography and language policy. In: CARTY, T. L. (Org.). Ethnography and language policy. New York: Routledge, 2011.

MILROY, J. (2001) Language ideologies and the consequences of standardization. Journal of Sociolinguistics, v. 5, n. 4, p. 530-555, 2001. https://doi.org/10.1111/1467-9481.00163

NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.

OLIVEIRA, G. M. Um Atlântico ampliado: o português nas políticas linguísticas do século XXI. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

RICENTO, T. Language policy: Theory and method – An Introduction. In: RICENTO, T. (Ed.). An introduction to language policy: theory and method. Massachusetts: Blackwell, 2006.

SCHIEFFELIN, B. B.; DOUCET, R. C. The “real” Haitian Creole: ideology, metalinguistics, and orthographic choice. In: SCHIEFFELIN, B. B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRITY, P. V. (Ed.). Language ideologies: practice and theory. New York, Oxford: Oxford University Press, 1998.

SHOHAMI, E. Language policy: Hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006. https://doi.org/10.4324/9780203387962

WOOLARD, K. A.; B. B. SCHIEFFELIN. Language Ideology. Annual Review of Anthropology, v. 23, n. 1, p. 55-82, 1994. https://doi.org/10.1146/annurev.an.23.100194.000415

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

PORTO TORQUATO, C. Migrantes haitianos no sul do Brasil: Ideologias linguísticas em práticas linguísticas numa aula de Português Língua Adicional . Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 200–222, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49595. Acesso em: 27 jul. 2024.