Análise do encaminhamento de atividades para a prática de análise linguística em livro didático do Ensino Fundamental

Authors

  • Rita Maria Decarli Bottega Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Author
  • Isabel Mattei Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Author

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-1

Keywords:

Livro didático, Ensino Fundamental, Análise linguística

Abstract

O livro didático distribuído gratuitamente aos alunos de escolas públicas do país constitui-se, em grande parte das vezes, como o principal material de apoio utilizado pelos professores da Educação Básica. Diante dessa realidade, a proposta deste artigo é analisar algumas atividades voltadas para o ensino de leitura, especificamente no que se refere à proposta da prática de análise linguística em gêneros textuais do livro do 9º ano do Ensino Fundamental intitulado Jornadas.port, das autoras Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2012), buscando estabelecer relações com a concepção de linguagem apresentada no Manual do Professor. A análise das seções selecionadas - Recursos linguísticos; Reflexão sobre a língua; e Fique atento... - tiveram como foco, além do conteúdo apresentado no Manual do Professor, os contrastes entre o ensino normativo e o ensino reflexivo (análise linguística). Constatou-se, a partir das análises, que o livro em questão privilegia encaminhamentos e atividades condizentes com a proposta de análise linguística, na seção Recursos linguísticos, e com o ensino de regras gramaticais, nas seções Reflexão sobre a língua e Fique atento..., estabelecendo, portanto, na maior parte dos encaminhamentos, um direcionamento voltado para o ensino normativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rita Maria Decarli Bottega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
    Doutora em Educação, docente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Profletras. E-mail ribottega@uol.com.br
  • Isabel Mattei, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
    Aluna do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Published

2016-12-31

How to Cite

Análise do encaminhamento de atividades para a prática de análise linguística em livro didático do Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 14–29, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34300. Acesso em: 6 dec. 2025.

Similar Articles

31-40 of 427

You may also start an advanced similarity search for this article.