Notas sobre gêneros literários: a expressão do "não-eu" no poema Na noite sombria (2011), de João Camilo
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-30Palavras-chave:
Gênero literário. Poesia. Prosa. João CamiloResumo
Desde a civilização greco-romana há uma intensa preocupação em relação à sistematização das obras literárias. Em virtude disso, passou-se a adotar o termo gênero para enquadrar as manifestações artísticas literárias, pontuando, desse modo, critérios normativos baseados na forma e no conteúdo das mesmas. A etimologia da palavra é de origem latina e foi largamente difundida pelas ciências naturais, que designa classificação e agrupamento dos seres vivos, estabelecendo um conjunto de espécies com características formais e funcionais. Posteriormente, o termo migrou para varias áreas do conhecimento, inclusive para o campo dos estudos literários. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o poema Na noite sombria (2011), do poeta português contemporâneo João Camilo, tendo como foco a visualização da presença da expressão do "não-eu", característica da prosa e propiciar uma reflexão em torno dos gêneros literários, tendo em vista os novos contornos que a poesia portuguesa contemporânea assume.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.